Seleção Brasileira masculina é convocada para AmeriCup Sub-16
A Seleção Brasileira Sub-16 masculina está convocada para a disputa da Copa América da categoria, em Ciudad Juarez, no México, entre 2 e 8 de junho. Ao todo, o técnico Pablo Costa convocou 12 atletas para a competição, que distribui quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-17 em 2026.
"Tivemos um ótimo primeiro camp, onde conseguimos observar um grande número de atletas. Para essa convocação também vamos poder contar com atletas de fora do país e também outros que agora estão disponiveis. Agora teremos um grupo mais reduzido, com os treinamentos cada vez mais intensos pensando na Copa América, com o objetivo de conquistar a vaga inédita na Copa do Mundo Sub-17 em 2026. Estamos motivados com a equipe, foi uma escolha difícil, mas bastante pensada e estudada para dar ao Brasil uma maior competitividade." - disse Pablo Costa, técnico da Seleção Brasileira.
Brasil está no Grupo B, com Venezuela, Porto Rico e Canadá. México, República Domicana, EUA e Argentina estão no Grupo A. Na fase de grupos, cada equipe jogará uma partida contra cada adversário para determinar a ordem de classificação para as quartas de final. Nesse caso, os times se enfrentarão na seguinte ordem: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 2º B x 3º A e 1º B x 4º A. Os quatro vencedores das Quartas de Final avançam para as Semifinais e os times restantes jogarão pelas posições 5 a 8. Os vencedores das semifinais competirão pela medalha de ouro, e os perdedores, pelo bronze.
Oito seleções nacionais disputarão o título continental: Venezuela, Brasil e Argentina — classificadas pelo Campeonato Sul-Americano U15 de 2024 —; México, Porto Rico e República Dominicana — vindas do Centrobasket U15 de 2024 —; além de Estados Unidos e Canadá, representantes da América do Norte.
O comando técnico será do treinador Pablo Costa, que liderou a equipe Sub-15 em 2024 e garantiu a vaga do Brasil para a AmeriCup. A comissão conta ainda com Gabriel Millian e João Victor como assistentes técnicos, além de Demétrius Ferraciú, coordenador das seleções masculinas de base, e Cadum como supervisor.
Convocação
Eduardo Carvalho dos Santos - Corinthians
Fernando Varallo de Oliveira - São Paulo
Luca Reno Pereira Barreto - Paulistano
Lucas Thor Moro - Pinheiros
Luigi Vicentini Borio - North Broward Prep School-EUA
Matheus Mellim Silva - SESI Franca
Pedro da Luz Steffens - São José
Ruan Kennedy Moreira Valentim - SESI Franca
Samuel Barbosa de Almeida Ramos Lúcio - Corinthians
Victor Chaves de Camargo Penteado - Palmeiras
Victor dos Santos Favareto - Paulistano
Vithor Alves Dornelles - SESI Franca
Comissão técnica
Bruno Gomes Valentin - Líder Técnico
Eduardo Magalhães Machado - Líder Operacional
Demétrius Ferraciú - Coordenador Técnico
Cadum Guimarães - Supervisor
Pablo Costa - Treinador
Gabriel Millian Barbosa - Assistente Técnico
João Victor de Freitas Botelho Rodrigues - Assistente Técnico
Felipe de Souza Tinoco - Preparador Físico
Marlon Manhaes Faes - Médico
Igor de Azevedo Rodrigues da Costa Ramos - Fisioterapeuta
Daniel Campos Machado da Silva - Psicólogo
Fonte: Assessoria CBB