Carlos Fontenelle - Secretário Geral


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Carlos Fontenelle segue na função de Secretário Geral na nova diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Desde 2017, Fontenelle tem contribuido no fortalecimento da entidade, atuando diretamente em sua reestruturação administrativa e no reposicionamento institucional no cenário nacional e internacional.

Na CBB, Fontenelle foi responsável pela execução de importantes projetos esportivos e administrativos. Atuou na organização de competições nacionais e internacionais, como a AmeriCup Masculina 2022, a AmeriCup Sub-16, as partidas qualificatórias para Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, além dos Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais de base, tanto no masculino quanto no feminino.

Sua gestão trouxe números significativos na governança da entidade, que em 2023 obteve nota 9,83 no programa de Gestão, Ética e Transparência (GET) do Comitê Olímpico do Brasil, posicionando a CBB entre as cinco confederações mais bem avaliadas do país.

"Efetivamente estamos incrementando o trabalho para voltar com todas as equipes em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, afim de brigar por medalhas em ciclos futuros, como em Brisbane em 2032. Com apoio dos campeonatos de base, tanto no masculino quanto no feminino, gerando desenvolvivendo de meninos e meninas, além de manter o olhar aos atletas que jogam fora do país. A estruturação e a governança corporativa cada dia melhor, com o apoio do COB, nos fará alcançar nossas metas." - disse Fontenelle.

Fontenelle também lidera o relacionamento institucional com as 27 federações estaduais, oferecendo suporte técnico e administrativo para o desenvolvimento do basquete em todo o território nacional. No cenário internacional, representa o Brasil como membro titular do Comitê Mundial de Finanças da FIBA (Federação Internacional de Basketball) e como membro efetivo do Comitê Executivo da FIBA Américas.

Além da atuação como dirigente, Fontenelle tem longa trajetória no esporte master, foi bicampeão mundial e pan-americano como atleta, e presidiu entidades como a Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM) e o Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), sempre promovendo o desenvolvimento do esporte.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar