Seleção feminina inicia preparação nos Estados Unidos para o “Tour Brasil na W”
A Seleção Brasileira feminina de basquete já está nos Estados Unidos para a disputa do “Tour Brasil na W”, onde disputará dois amistosos contra franquias da WNBA. O grupo chegou nesta terça-feira, 29, a Louisiana, e está completo para o início das atividades. A equipe realizará dois dias de treinos nas instalações da Louisiana State University (LSU).
Os confrontos acontecem nos dias 2 e 4 de maio. No dia 2, o Brasil enfrenta o Chicago Sky, às 22h (horário de Brasília), em Baton Rouge. No dia 4, o adversário será o Indiana Fever, às 17h (horário de Brasília), em Iowa City, com transmissão da ESPN no Brasil.
O comando da equipe nesta etapa será de Bruno Guidorizzi, do Corinthians, e assistente técnico da comissão liderada por Pokey Chatman. Por conta dos regulamentos da WNBA, Chatman, que possui contrato com a liga, não poderá dirigir o Brasil durante os jogos.
"Hoje tivemos o primeiro treino desse novo ciclo. As meninas estão se aclimatando e entendendo o sistema de jogo que a Pokey Chatman (técnica) quer introduzir. Aproveitamos o primeiro momento para isso. Essa fase de preparação é muito importante para o Brasil, principalmente por jogar contra as melhores equipes do mundo, com as melhores jogadoras. Dar essa rodagem e aprendizado é o necessário para o próximo passo. Experiência gigante para uma Seleção com muitas jogadoras novas, sendo convocadas pela primeira vez para o adulto." - disse Bruno Guidorizzi.
O Chicago Sky conta com a pivô brasileira Kamilla Cardoso, terceira escolha do último Draft da WNBA. Kamilla inicia sua segunda temporada na liga após conquistar dois títulos da NCAA por South Carolina. Pela Seleção Brasileira, foi destaque no Quinteto Ideal do último Pré-Olímpico, disputado em Belém (PA), além de campeã da AmeriCupW.
O Indiana Fever tem em seu elenco a ala/pivô Damiris Dantas, atleta experiente com diversas passagens pela WNBA. Pela Seleção, Damiris disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, conquistou medalhas em Mundiais de base e soma participações em diversos torneios internacionais, incluindo a AmeriCupW.
De acordo com os regulamentos da WNBA, atletas e técnicos sob contrato com franquias da liga não podem enfrentar seus próprios times ou outras equipes da WNBA. Por isso, Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, caso atuem, defenderão suas respectivas franquias, Chicago Sky e Indiana Fever. Pokey Chatman, por sua vez, não poderá comandar o Brasil.
O “Tour Brasil na W” integra o planejamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para o ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com foco em oferecer amistosos de alto nível e ampliar a experiência internacional do grupo. O projeto teve início com a chegada de Pokey Chatman à Seleção Brasileira, treinadora com mais de uma década de atuação na WNBA.
Convocação
Bella Nascimento - William & Mary
Iza Nicoletti - Fairfield-EUA
Caca Martins - Sampaio-MA
Catarina Ferreira - Oregon State-EUA
Emanuely Oliveira - SESI/Araraquara-SP
Vitória Marcelino - SESI/Araraquara-SP
Ayla McDowell - South Carolina-EUA
Taissa Queiroz - North Carolina-EUA
Aline Moura - Beroe Stara Zagora-BUL
Iza Varejão - Syracuse-EUA
Licinara - Corinthians-SP
Manu Alves - IMG Academy/Illinois-EUA
Fonte: Assessoria CBB