Seleção Brasileira masculina terá quadrangular no Panamá em preparação para a AmeriCup
A Seleção Brasileira masculina terá desafios importantes na preparação para a AmeriCup 2025. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) segue aprimorando o planejamento, e o Brasil está confirmado no quadrangular internacional que será realizado no Panamá, entre os dias 17 e 19 de agosto.
O torneio, promovido pela Federação Panamenha de Basketball, reunirá quatro seleções tradicionais das Américas: Brasil, Argentina, Uruguai e Panamá.
Antes da competição, a equipe brasileira realizará um período de treinos em Guarapari, no Espírito Santo, de 4 a 15 de agosto.
Após o período de treinos, a delegação embarca para a Cidade do Panamá. A Seleção disputará jogos no quadrangular entre os dias 17 e 19, enfrentando adversários que também se preparam para a competição continental.
Com o quadrangular estrategicamente localizado no Panamá, facilitando a logística de deslocamento na América Central, o grupo segue, no dia 20 de agosto, diretamente para Manágua, capital da Nicarágua, onde será realizada a AmeriCup 2025.
A FIBA AmeriCup Masculina 2025 acontecerá entre os dias 22 e 31 de agosto, no Polideportivo Alexis Argüello, em Manágua. Esta será a 20ª edição da principal competição entre seleções masculinas das Américas, que reunirá 12 equipes: Brasil, Argentina, Bahamas, Canadá, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e a Nicarágua, país-sede, que garantiu vaga automática.
A Seleção Brasileira está no Grupo A, ao lado de Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. Durante a fase de classificação, cada equipe enfrentará os demais integrantes de seu grupo. As duas melhores equipes de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam para as quartas de final.
As oito equipes classificadas serão ranqueadas de acordo com o desempenho na primeira fase. Os vencedores das quartas de final avançam às semifinais, e os perdedores disputam a medalha de bronze.
Confira os grupos da AmeriCup 2025:
Grupo A
Brasil
Estados Unidos
Uruguai
Bahamas
Grupo B
Canadá
Porto Rico
Venezuela
Panamá
Grupo C
Nicarágua
Argentina
República Dominicana
Colômbia
Fonte: Assessoria CBB