Brasil conhece rivais do Pré-Qualificatório da Copa do Mundo feminina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Seleção Brasileira feminina de basquete conheceu nesta quinta, 25 de abril, os rivais do Pré-Qualificatório para a Copa do Mundo feminina de 2026. O novo torneio da FIBA terá 16 seleções em ação, todas fora da disputa olímpica em Paris 2024 e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026. 

- É um torneio novo, importante, que dará a oportunidade de enfrentar equipes de outros continentes, o que só era possível em Pré-Mundiais e Pré-Olímpicos. Três continentes diferentes além de nós em cada grupo. Sobre o nosso grupo, conheço Kigali, sempre estive em Ruanda para jogar a Ball. Nossa chave é dura. Os três países que não se classificaram no Pré-Olímpico mundial, estão no mesmo grupo: Brasil, Senegal e Hungria, com Filipinas completando. E do outro lado Argentina, que conhecemos bem, Líbano, Ruanda e Reini Unido. Os melhores dos continentais estão nesse grupo. É preparar bem para jogar bem e brigar pela vaga no Pré-Mundial de 2026 - disse o técnico José Neto. 

O Brasil vai jogar em Ruanda, em grupo com Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. E cruza nas semifinais com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025. 

Os torneios de pré-qualificação da Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 serão realizados no México e em Ruanda entre 19 e 25 de agosto de 2024.

Já a disputa na Cidade do México terá grupos com Coreia do Sul, Mali, República Tcheca e Venezuela. E México, Montenegro, Nova Zelândia e Moçambique. 

Os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025.

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos para os Torneios de Qualificação em 2026 e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026, como parte de um campo ampliado.

Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em linha com os números da Copa do Mundo masculina.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar