Seleção feminina joga torneio de Pré-Qualificação para o Mundial em Ruanda ou México


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Vai ter Brasil em quadra em um novo torneio da FIBA para o calendário de competições do basquete feminino, em agosto, numa primeira chance de classificação para o Pré-Mundial. Os torneios de pré-qualificação da Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 serão realizados no México e em Ruanda entre 19 e 25 de agosto de 2024.

Após um processo de licitação, a Federação Mexicana de Basquete (ADEMEBA) e a Federação Ruanda de Basquete (FERWABA) receberam o direito de sediar os eventos, que serão realizados nas capitais Cidade do México e Kigali, respectivamente.

Entenda o contexto 

Além das 12 nações que competem no Torneio Olímpico Feminino de Basquete em Paris 2024, as próximas 16 melhores equipes do mundo (quatro por região) estarão em ação com um primeiro passo no Caminho para Berlim e, finalmente, na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA 2026 na Alemanha.

O Conselho Central da FIBA aprovou a expansão do sistema de competição feminino após a conclusão da Copa do Mundo anterior, em linha com a prioridade estratégica do Basquete Feminino da FIBA. O objetivo é garantir a um maior número de Federações Nacionais competições internacionais significativas e regulares.

As seguintes nações competirão nos torneios de pré-qualificação da Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026:

África: Senegal, Mali, Ruanda, Moçambique
Américas: Brasil, México, Venezuela, Argentina
Ásia/Oceania: Nova Zelândia, Coreia, Filipinas, Líbano
Europa: Hungria, Chéquia, Montenegro, Grã-Bretanha

As 16 nações participantes serão sorteadas em dois torneios, com oito equipes indo para a Cidade do México e oito equipes para Kigali. Cada torneio será composto por jogos em grupo (dois grupos de quatro equipes), seguidos de semifinais e uma final.

Cada Grupo incluirá quatro equipes de quatro continentes diferentes. As duas melhores equipes de cada grupo se classificarão para as semifinais, enquanto o vencedor de cada torneio se classificará para os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026, que acontecerão em março de 2026.

Os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025.

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos para os Torneios de Qualificação em 2026 e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026, como parte de um campo ampliado.

Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em linha com os números da Copa do Mundo masculina.

O sorteio dos torneios de pré-qualificação da Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 acontecerá no dia 25 de abril às 14h (CET) na Casa de Basquete Patrick Baumann e será transmitido ao vivo no canal da FIBA no YouTube.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar