FIBA indica árbitro brasileiro Alan Tiago dos Santos para o Mundial Sub-19 feminino


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Além da Seleção Brasileira feminina em ação, o Brasil também terá representante na arbitragem no Mundial Sub-19 feminino, em julho, em Madri, na Espanha. O catarinense Alan Tiago dos Santos foi indicado pela FIBA para participar do torneio como árbitro. Ele é vinculado à Federação Catarinense de Basketball, filiada à CBB. Alan começou apitando torneios internacionais na base, pelo Univesitário, passou pelo Sul-Americano, Global Games em Orlando, pela FIBA/NBA, e também esteve na BCLA, Liga Sul-Americana, Mundial sub-17 em 2022, além das janelas das Eliminatórias da Copa do Mundo.

O Mundial acontece entre os dias 15 de junho a 23 de julho. A Seleção Brasileira caiu no Grupo C, ao lado de Japão, Lituânia e Itália. Vale lembrar que o Brasil chega ao Mundial após o título invicto do Sul-Americano sub-18 e do quarto lugar na AmeriCup sub-18, ambas em 2022.

Pelo formato de disputa, todas as equipes avançam para a segunda fase, quando teremos um round de eliminação. O Brasil cruza com o grupo que tem Egito, Canadá, China e República Tcheca, da seguinte forma: 1C x 4D, 2C x 3D, 3C x 2D e 4C x 1D.

O Mundial sub-19 é disputado deste 1985 e até aqui cinco países conquistaram o título. Os oito último ficaram com os Estados Unidos, dois dos últimos em finais diante da Austrália. 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar