COB e Ribeirão Preto assinam acordo de cooperação para os Jogos da Juventude 2023
Os Jogos da Juventude de 2022 se aproximam. Em menos de 50 dias, Aracaju (SE) se tornará a capital do esporte de base do país. Ao mesmo tempo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) também segue trabalhando de olho na edição de 2023. Por isso, nesta sexta-feira, dia 15, foi assinado, na sede do COB, no Rio de Janeiro, um termo de cooperação entre a entidade e a prefeitura de Ribeirão Preto para a realização da competição no ano que vem.
“Os Jogos da Juventude é um dos eventos de propriedade do COB e nós primamos pela excelência. A cada ano queremos que o evento seja aprimorado em sua execução. Estamos tendo o cuidado de avançar nas possibilidades das futuras sedes, o que nos dá a segurança de que a coisa será bem feita por conta do planejamento. Não só para nós, mas para quem está promovendo também. A ideia é sempre aprimorar e nós daremos todas as condições par que isso aconteça”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, que elogiou o intercâmbio de informações que vem acontecendo entre as cidades de Ribeirão Preto e Aracaju.
A definição da sede de 2023 tem o objetivo de proporcionar um maior diálogo entre as cidades que receberão o evento. Ribeirão Preto e a capital do Sergipe já assinaram um termo de cooperação e vem trabalhando em sintonia para trocarem experiências na organização.
“Queria antecipadamente agradecer a decisão do COB em escolher a cidade Ribeirão Preto para sediar os Jogos da Juventude em 2023. Para nós é motivo de imensa alegria e muita expectativa. Será a primeira vez que a competição acontecerá no estado de São Paulo e vamos deixar nossa cidade cada vez mais bonita e organizada. A cidade toda está chacoalhada e há uma expectativa muito grande. Vamos procurar fazer de tudo o que for necessário para que Ribeirão Preto realize a melhor edição dos Jogos da Juventude de todas”, declarou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que destacou ainda um conjunto de melhorias que estão sendo implementadas nos corredores viários da cidade. Ele afirmou também que já tem programado no orçamento outros investimentos de responsabilidade do município para a realização do evento. Duarte esteve no COB acompanhado do secretário municipal de Esportes, André Trindade.
A definição das duas próximas sedes dos Jogos da Juventude aconteceu em dezembro de 2021 durante o Prêmio Brasil Olímpico.
“É uma satisfação muito grande recebermos a prefeitura de Ribeirão Preto, nossa próxima sede depois de Aracaju. Ficamos muito impactados pelo projeto apresentado pela cidade e tenho certeza de que fizemos uma excelente escolha. Nós começamos a trabalhar em um processo de candidatura para que a cidade tenha tempo de se preparar e que todo ano a gente entregue um evento melhor que do ano anterior”, disse Kenji Saito, que informou que o COB pretende anunciar a sede de 2024 dos Jogos da Juventude durante a Cerimônia de Abertura de Aracaju 2022.
Organizado pelo COB desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao todo, 16 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Fonte: Assessoria COB