Árbitros da final do Brasileirão masculino 2022 receberão o Troféu Vander Lobosco
O Brasileirão masculino 2022, com começo no dia 18 de fevereiro, irá homenagear o ex-árbitro Vander Lobosco. Os árbitros da decisão do campeonato vão levar para casa um troféu com o nome do carioca, ex-árbitro internacional. Vander Lobosco é pai de Vander Lobosco Jr, também ex-árbitro, hoje Referee Manager na FIBA Américas, em Miami, nos Estados Unidos, e com passagem na CBB como Diretor de Arbitragem.
- Eu me sinto muito gratificado por tudo que fiz na arbitragem no Brasil e fora dela. Quero agradecer ao presidente Guy e a toda a área de arbitragem da CBB por essa lembrança, talvez o momento mais bonito da minha vida na arbitragem. É o ápice da minha carreira - disse Vander Lobosco.
Vander Lobosco começou em 1972, quando fez curso de arbitragem em Niterói. Em 1977, foi para a Federação, arbitrar até 2021, quando encerrou a carreira. Foi promovido árbitro nacional em 1980. E internacional em 1984. Foi instrutor da CBB, da Federação de Basketball do Rio de Janeiro, e apitou o Mundial adulto de 1986, na Espanha, além de outros Mundiais de base, Universíade, Sul-Americanos, Brasileiros e Cariocas em toda a sua carreira.
Brasileirão 2022
Concorrerão ao título o Botafogo-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM/Maringá-PR, Brusque/FME/Aradefe-SC, Coritiba Monster/Grupo Barigui/Thalia-PR, APAB Blumenau-SC, Clube Tatuí-SP, Liga Sorocabana-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Sodiê/Mesquita/LSB-RJ, São José Desportivo-SP e AZ Araraquara-SP.
Assim como na última edição, as equipes serão divididas em duas conferências. A primeira conferência terá Brusque/FME/Aradefe, APAB Blumenau, AZ Basquete Araraquara, Clube Tatuí, Liga Sorocabana, ADRM Maringá e Coritiba Monster/Grupo Barigui/Thalia. Já a outra conferência terá Basket Osasco, São José Desportivo, Memorial/FUPES/Santos, Botafogo, Vila Nova/AEGB, Sodiê Salgados/Mesquita/LSB e Praia Clube/Gabarito/Unimed. As sedes da primeira conferência serão Brusque e Blumenau. E a segunda conferência terá como palco Osasco e São José dos Campos.
Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Brasileirão. A divulgação da tabela oficial será via site da CBB, em breve.
Mantendo as ações da última temporada, o Brasileirão 2022 irá homenagear figuras importantes do basquete brasileiro, ídolos que ajudaram a construir o que somos hoje. Os nomes que batizarão as conferências, assim como o troféu de MVP, de melhor técnico e árbitros, serão anunciados durante o mês de janeiro de 2022.
Nesta próxima temporada, a competição usará também a hashtag #BasqueteParaTodos, numa referência ao modelo de inclusão do Brasileirão, possibilitando que mais equipes possam participar do basquete profissional nacional através de um torneio em molde que desonera as equipes e com entregas de grande potencial como um Final Four com entretenimento, música e premiação.
O torneio também terá rígido protocolo sanitário contra a COVID-19 e cumprirá todas as solicitações e diretrizes das cidades que sediarão as etapas.
Fonte: Assessoria CBB