Com foco em Paris 2024, Brasil sedia a AMERICUP 2022 masculina em parceria com empresa de Daniel Alves


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A AMERICUP 2022, maior evento de seleções de basquete das Américas, será disputada no Brasil. A confirmação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) aconteceu nesta terça-feira, 10 de agosto, dias após o fim da Olimpíada de Tóquio 2020. O torneio está marcado para setembro do ano que vem e a vinda da competição para o Brasil é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Holding de marketing esportivo do jogador da Seleção Brasileira de futebol e do São Paulo, Daniel Alves, que acaba de conquistar a medalha de ouro com o Brasil em Tóquio 2020.

- É uma honra e um privilégio voltar ao Brasil para a AmeriCup 2022. FIBA e CBB trabalharam juntos por um longo período e agora temos um projeto estruturado e inspirador para levar o evento ao Brasil em setembro do ano que vem - disse Carlos Alves, diretor executivo da FIBA Américas.

A AMERICUP acontecerá em quatro cidades brasileiras e neste momento a organização está na etapa de validação e vistoria das candidatas. O torneio terá a participação de 12 seleções do continente, todos classificados através de eliminatórias que terminaram em fevereiro deste ano: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia.

- Estou muito feliz com a vinda da AMERICUP para o Brasil. Gosto do esporte e do Basquete e precisamos apoiar iniciativas como essa. Estaremos com os melhores profissionais à frente desse projeto, acredito que seja um grande passo para que o basquete brasileiro esteja nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 - disse o jogador e empresário.

Crescimento do esporte e Paris 2024

A vinda da AMERICUP para o Brasil reforça o trabalho da CBB para o ciclo olímpico de Paris 2024, quando o basquete buscará a classificação para retornar aos Jogos, e também para o crescimento da modalidade. O país não recebe a Copa América desde 1984, quando ficou com o título em cima de Porto Rico, em São Paulo. A última conquista do torneio veio em 2009, justamente quando Porto Rico recebeu a competição.

- Receber a AMERICUP no Brasil após tanto tempo, e com Seleções fortes e tradicionais como Argentina, Estados Unidos e Canadá, é uma oportunidade única. É a chance de termos jogos de alto nível, de movimentar a modalidade e os fãs no país e também de reforçar nosso trabalho no ciclo de Paris 2024, quando vamos buscar novamente a vaga olímpica. O basquete brasileiro tem uma história vencedora e sabemos da nossa responsabilidade no resgate disso - citou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Parceria com empresa de Daniel Alves

Dono do maior número de títulos na história do futebol, o jogador Daniel Alves acabou de conquistar mais um troféu, agora o ouro olímpico em Tóquio 2020 com a Seleção Brasileira. Mas o lateral-direito também já trabalha pensando no pós-carreira. Sócio da empresa de marketing esportivo, Daniel é um dos responsáveis por trazer ao lado da CBB e da FIBA Américas a AMERICUP para o Brasil.

Daniel irá inaugurar em setembro, na Bahia, seu projeto social, que atenderá 2 mil crianças com as modalidades de futebol e basquete. O basquete terá, inclusive, uma quadra 3x3 com capacidade para receber eventos, com piso oficial e toda a tecnologia FIBA.

 

Fonte: Assessoria CBB e FIBA Américas

« Voltar