Conheça as equipes das Conferências Heleninha e Delcy do Campeonato Brasileiro feminino 2021


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Feminino 2021 começa em setembro, mas já dá para saber o caminho que cada clube terá na busca por um lugar no Final Four. da competição que irá movimentar o basquete feminino no segundo semestre e dará oportunidade para jovens talentos seguirem na carreira. Nesta segunda-feira, 26 de julho, a CBB divulga a divisão das Conferências Heleninha e Delcy, com oito clubes para cada lado. A Conferência Heleninha será jogada entre os dias 17 a 26 de setembro. E a Conferência Delcy acontece entre 3 a 12 de outubro. 

Com 16 times, o Brasileirão Feminino terá as equipes se enfrentando em turno único dentro das próprias conferências, que terão suas sedes definidas e divulgadas nas próximas semanas. Pela fórmula de disputa, os dois primeiros colocados de cada conferência avançam direto para as quartas de final. As demais seis equipes de cada uma serão divididas em três grupos, com quatro equipes em cada uma. A campeã de cada um desses grupos, mais a melhor segunda colocada, completam as quartas de final, quando entramos no mata-mata em jogo único. Esses grupos eliminatórios serão jogados entre os dias 13 a 16 de novembro. As quartas acontecem no dia 18 de novembro. E o Final Four será nos dias 19 e 20 de novembro.

- É uma felicidade e uma surpresa. Desde a minha chegada na CBB, essa foi a meta traçada por mim e pelo presidente Guy Peixoto, de valorizar e fortalecer o basquete feminino. De tentarmos recuperar o feminino. E a ideia de fazer esse Brasileirão com atletas sub-23 é pensar no futuro, uma competição que dê oportunidade para meninas mais novas, visando detectar talentos - disse Magic Paula, vice-presidente da CBB e diretora do basquete feminino.

A Conferência Heleninha terá Nosso Clube Instituto Vitaliza-PE, Sport Club do Recife-PE, Aeroclube-RN, Clube Campestre-PB, Bradesco Esportes-SP, Sociedade Thalia-PR, SGJ Joinville-SC e AGEFB-Basket São José-ELASE-SC. Já a Conferência Delcy contará com Cerrado Basquete-DF, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, Pindamonhangaba-SP, ABASFI Foz do Iguaçu-PR, APAGEBASK-SP, Maracaju Basquete Clube-MS e ADRM Maringá-PR.

- O CBA feminino é uma oportunidade e tanto para observarmos novas meninas. Outra coisa bacana é que iremos preencher o calendário no restante do ano. Diante do quadro de pandemia, resolvemos manter o sistema de sede e elaborar uma forma de disputa que permita a equipe jogar no mínimo dez partidas dentro da competição. E conseguimos deixar um dia de folga entre as rodadas para que possamos elaborar clínicas para treinadores e atletas - disse Alex Oliveira, coordenador técnico da CBB.

Confira os clubes de cada conferência

Conferência Heleninha

Nosso Clube Instituto Vitaliza-PE
Sport Club do Recife-PE
Aeroclube-RN
Clube Campestre-PB
Bradesco Esportes-SP
Sociedade Thalia-PR
SGJ Joinville-SC
AGEFB-Basket São José-ELASE-SC

Conferência Delcy

Cerrado Basquete-DF
Sociedade Recreativa Mampituba-SC
São José dos Pinhais/Guaxo-PR
Pindamonhangaba-SP
ABASFI Foz do Iguaçu-PR
APAGEBASK-SP
Maracaju Basquete Clube-MS
ADRM Maringá-PR

Homenageadas nas conferências

Heleninha e Delcy Marques. Duas desbravadoras do basquete brasileiro. Multicampeãs e donas da primeira medalha do basquete feminino brasileiro em Mundiais. A dupla foi homenageada pela Confederação Brasileira de Basketball e dão nome às Conferências do Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino 2021, com começo em setembro desde ano. Delcy e Heleninha estiveram em quadra em 1971, quando a Seleção Brasileira conquistou o bronze no Mundial disputado em São Paulo. Juntas, também tiveram conquistas inesquecíveis no basquete brasileiro, entrando para a história.

Heleninha tem uma vinda inteira dedicada ao esporte. Como atleta, colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971. Já como técnica, fez uma dupla histórica como assistente de Maria Helena Cardoso e colecionou títulos paulistas, brasileiros e internacionais.

Delcy Marques marcou época no basquete brasileiro. Presente na Seleção Brasileira por mais de uma década, foi mais uma das desbravadoras que trouxeram o basquete feminino até onde ele está hoje. Foi hexacampeã Sul-Americana, bicampeã Pan-Americana e bronze no Mundial de 71, realizado em São Paulo, ao lado da própria Heleninha. Delcy é descendente de alemães e natural de Curitiba (PR). Ala da Seleção Brasileira, começou a praticar basquete com 14 anos na cidade paranaense de Ponta Grossa. Antes ela era praticante de atletismo, tendo alcançado a marca de 1.50m no salto em altura.

Protocolos de Covid-19

O Brasileirão respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social. No Brasileirão masculino, o protocolo da CBB foi sucesso e nenhuma equipe teve jogadores em ação com atletas infectados pelo vírus. A arbitragem também não teve casos do novo coronavírus.

O Brasileirão feminino terá transmissão ao vivo pela CBB TV/TV NSports, e o calendário e quantidade de jogos disponibilizados de forma gratuita terá sua grade definida e divulgada nas próximas semanas. A decisão seguirá no formato de Final Four, em novembro.

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar