O caminho para o Final Four do Brasileirão: veja classificados para as quartas e duelos da repescagem


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O caminho para o Final Four do Brasileirão ganhou novas páginas. Nesta sexta-feira, em Brusque, Santa Catarina, com o fim da Conferência Hélio Rubens Garcia, a primeira fase do torneio chegou ao fim, e Stock Med União Corinthians e NBPG/Ponta Grossa se uniram a Basket Osasco e Flamengo/Blumenau com vaga direta nas quartas de final. As últimas cinco rodadas da Hélio Rubens definiu também os quatro confrontos da repescagem, em jogo único, que definirão os últimos classificados para as quartas de final.

A primeira fase do Brasileirão mostrou equilíbrio de forças. Nas duas conferências, as primeiras colocações tiveram campanhas idênticas, com oito vitórias e duas derrotas, com o desempate acontecendo apenas nos critérios de desempate. Além disso, nenhum time terminou a primeira fase invicto.

No dia 15 de maio, novamente na Arena Brusque, em Santa Catarina, começa o "mata-mata". A cidade será a sede das partidas até a definição do campeão brasileiro de 2021. Teremos os seguintes confrontos na repescagem: Basquete Joinville x Vila Nova/AEGB; Botafogo x ADRM/Maringá; Londrina Predial Basketball x Black Star/Unisociesc; e Anápolis Vultures x Brusque/Aradefe. Os vencedores se juntam a Flamengo/Blumenau, Basket Osasco, Stock Med/União Corinthians e NBPG/Ponta Grossa nas quartas de final, em duelos de melhor de três jogos, dos dias 17 a 19 de maio. O Final Four, com as duas semifinais, decisão pelo terceiro lugar e o duelo pelo título serão nos dias 21 e 22.

Sistema de classificação

Na Conferência Gerson Victalino, o Basket Osasco avançou com a primeira colocação e o Flamengo/Blumenau com a segunda. Do outro lado, o União Corinthians terminou como líder e o NBPG/Ponta Grossa foi o segundo colocado. Os quatro times trazem os resultados da primeira fase e agora ganham uma reclassificação entre eles para definir as quatro melhores campanhas, o que dará ao melhor aproveitamento a chance de enfrentar a pior campanha vencedora no duelo da repescagem.

Levando em conta todos os critérios de desempate, o União Corinthians leva a melhor sobre o Basket Osasco, sendo a primeira melhor campanha do Brasileirão. No duelo entre os segundos colocados, o Flamengo/Blumenau leva a melhor sobre o NBPG, ficando com a terceira melhor campanha no geral.

- De forma simples, passando na repescagem os 3º e 4º colocados das Conferências, o União Corinthians, como melhor campanha, pegaria o pior quarto colocado da classificação geral. Se tivermos classificados na repescagem os 5º e 6º colocados, o União Corinthians enfrentaria o pior sexto colocado nas quartas de final - explica Alex Oliveira, coordenador técnico do Brasileirão.

Classificação geral

1º - União Corinthians
2º - Basket Osasco
3º - Flamengo/Blumenau
4º - NBPG/Ponta Grossa
5º - Botafogo
6º - Basquete Joinville
7º - Londrina Predial Basketball
8º - Anápolis Vultures
9º - Black Star/Unisociesc
10º - Brusque/Aradefe
11º - ADRM/Maringá
12º - Vila Nova/AEGB

Confira os confrontos da repescagem

- Joinville (3º Hélio) x Vila Nova (6º Gerson)
- Botafogo (3º Gerson) x Maringá (6º Hélio)
- Londrina (4º Hélio) x Black Star (5º Gerson)
- Anápolis Vultures (4º Gerson) x Brusque (5º Hélio)

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar