CBB e CBC: tecnologia, intercâmbio e visibilidade para atletas em quatro anos de parceria


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Confederação Brasileira de Basketball e o Comitê Brasileiro de Clubes completam em 2021 quatro anos de parceria nas categorias de base do basquete nacional. Quatro anos com crescimento e com muitos resultados positivos para a modalidade, abrangendo atletas, comissões técnicas, árbitros e até mesmo as Seleções Brasileiras, sempre servidas por atletas que passaram pelos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, os CBIs. De 2017 a 2021, CBB e CBC ampliaram para mais de 80 o número de clubes filiados no basquete, um dos maiores índices entre as modalidades, e impactaram o esporte com 980 jogos (boa parte deles com transmissão via Streaming nas redes sociais), totalizando 4.702 atletas em ação, 340 equipes e 426 árbitros capacitados e atuando.

Em 2021, a Confederação Brasileira de Basketball e o Comitê Brasileiro de Clubes trabalham no calendário do ano, que terá divulgação nos próximos meses, mantendo a parceria com o CBC e grandes clubes do país como Flamengo, Paulistano, Pinheiros, Minas, Mackenzie, Sociedade Thalia, Instituto Vitaliza, Sport Recife, Tijuca Tênis Clube, entre outros. CONFIRA NO FIM DA MATÉRIA O RELATÓRIO ANALÍTICO COMPLETO dos primeiros quatro anos de parceria.

- O Departamento Técnico da CBB, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, organiza e contribui de maneira técnica, administrativa e financeira com os CBIs. A CBB visa o desenvolvimento da modalidade, capacitação de atletas e técnicos. O objetivo para desenvolver a modalidade é organizar os CBIs nas categorias de base até o adulto no naipe masculino e feminino. Entre 2017 e 2019, realizamos nas categorias sub-12, 13, 14, 15, 16, 18 e 21 e 2020 havia a projeção do sub-23, além do basquete 3x3, o que não foi possível por conta da pandemia, com o 3x3, entrando nas categorias 14, 17 e 23 - explica Alex Oliveira, coordenador técnico da CBB e responsável pela parte técnica dos CBIs dentro da CBB.

Seleções Brasileiras ganham atletas dos CBIs

Além de colocar os jovens para jogar por todo o Brasil, a parceria entre a CBB e o CBC tem dado chance para atletas atuarem nas Seleções Brasileiras. E com resultados muito positivos. De 2017 a 2021, foram 11 competições internacionais das Seleções de base, todas com a participação de atletas que atuaram nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base. Na soma, de 190 atletas convocados para Sul-Americanos e Copas Américas, 88 passaram pelas competições entre CBC e CBB.

- Durante todas as competições do CBIs, técnicos das Seleções Brasileiras acompanham os torneios, dando feedbacks, participando de palestras e observando jogadores.  Isso viabiliza que jovens do Brasil todo possam ganhar chance nas seleções brasileiras, como vem acontecendo nos últimos quatro anos - explica o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Tecnologia a serviço da base

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes, os CBIs, também não deixam nada a desejar quando o assunto é tecnologia e organização com relação aos torneios de alto rendimento. A CBB é responsável por todo o layout da quadra, com plotagem, organização de placas de publicidade e toda parte de design. Além disso, os torneios contam com a tecnologia e-Súmula e o FIBA ORGANIZER.

- Todo o campeonato conta com a mesma tecnologia dos torneios adultos do alto rendimento, com e-Súmula, que é uma empresa de tecnologia e gestão do esporte, que atua através de ferramentas eletrônicas que permitem que a súmula seja feita de forma online. Além disso, é possível acompanhar as estatísticas em tempo real, com o FIBA ORGANIZER, vendo o desempenho dos atletas em quadra, suas estatísticas enquanto atuam, gerando um relatório para os técnicos de cada equipe, além de informações do time adversário. Assim, pais e familiares, que não podem assistir ao vivo, acompanham em tempo real seus filhos em quadra por essas estatísticas.

Capacitação para todos

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes de base também fazem a diferença na vida de muitos profissionais. De todas as áreas. Em quatro anos, foram realizadas clínicas, palestras e outras atividades de capacitação, como explica Alex Oliveira, da CBB.

- Durante as competições, realizamos capacitações para os técnicos através da realização de palestras e atividades práticas, organizadas pelos mesmos com o apoio de toda a área técnica da CBB. Durante os CBIs, também aproveitamos para dar rodagem e experiência para árbitros em começo de carreira. Árbitros que hoje, anos depois, já estão trabalhando no adulto.

Divulgação em massa

Os campeões dos CBIs também ganham toda a publicidade, com divulgação em todas as redes sociais da CBB, CBC e também na mídia esportiva em geral, com divulgação de releases. As equipes recebem troféus e medalhas. Tudo isso para ampliar o desejo dos jovens de um dia chegarem ao alto rendimento.

- Todas as competições receberam cobertura nas redes sociais da CBB e site oficial, com publicação de resultados, fotos e vídeos, além de artes especiais para os campeões e os destaques de cada categoria, ampliando de forma significativa a exposição desses jovens na comunidade do basquete - conta o gerente de comunicação da CBB, Thierry Gozzer.

Clubes falam sobre parceria

> Guilherme Kroll - Flamengo-RJ
 
Faltam até adjetivos para a importância da parceria com o CBC. Ela viabiliza, estimula os clubes a trabalhar com seriedade, lutar por um ranqueamento maior. É uma tremenda ferramenta, necessária para o desenvolvimento do basquete de base. O CBC veio para ficar. É o fortalecimento da estrutura clubística no basquete brasileiro.
 
> Cláudio Carnieri - Sociedade Thalia-PR
 
A Thalia sempre foi equipe sede nos últimos campeonatos que aconteceram. A parceria entre a CBB e o CBC para os CBIs foi de fundamental importância para as categorias de base do basquete. Foi preenchida uma lacuna de campeonatos que deixaram de acontecer em alguns anos. Dessa maneira, a parceria trouxe de novo essa oportunidade de intercâmbio entre os estados nacionais. De disputar essas competições. E essa experiência entre atletas, equipes e técnicos, desenvolve demais a modalidade, principalmente no feminino, com melhoria para todos. Dentro e fora de quadra. O que vai ser muito importante para que o esporte brasileiro volte a crescer e muito.
 
> Sérgio Veras - Mackenzie-MG
 
A parceria Mackenzie, CBC e CBB foi excelente para a base do nosso clube. Sem esses eventos, o basquete não existiria mais em relação a competições, principalmente nacionais. Municipal, sim. Essa parceria, esse investimento do CBC e CBB com as categorias de base foi o que manteve o basquetebol e em todas as modalidades que estão aproveitando. O basquete e a CBB estão aproveitando essa possibilidade. Conseguimos fazer eventos em bons níveis para atender todo mundo. Mas a pintar atletas novos, de 10, 11 anos, o que não acontecia há muito tempo. Essa parceria está tornando isso viável. Times mais jovens. E fazer a escadinha para chegar ao alto rendimento com quantidade e qualidade de atletas.
 
 
> Adrianinha - Associação Adrianinha/Club Náutico-PE

O CBI é de extrema importância. Primeiro pelo intercâmbio. Nós, que somos aqui no Nordeste, temos a possibilidade de jogar com equipes de todo o Brasil. E para os atletas, eles avaliarem o que podem melhorar. Como jogam em outra região. É uma vitrine para ser visto por técnicos da Seleção, de outras equipes. É a motivação dos nossos atletas de base. É participar dos CBIs. Nas competições locais, jogamos sempre com as mesmas equipes. Nos CBIs, jogamos com mais equipes. Essa parceria é muito boa, da CBB com o CBC.
 
SELEÇÕES E OS CAMPEONATOS BRASILEIROS INTERCLUBES DE BASE
 
 
 
 

« Voltar