Cumprindo protocolo contra COVID-19, Seleção feminina sub-18 inicia treinos para a Copa América


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Todo o cuidado contra a COVID-19 é pouco. A Seleção sub-18 feminina de basquete iniciou nesta segunda-feira, 18 de janeiro, em Araraquara, São Paulo, seus treinos para a Copa América, e cumpre rigorosamente todos os protocolos de prevenção à doença. O Brasil se prepara para a Copa América da categoria, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Cáli, na Colômbia, em busca de uma das duas vagas no Mundial sub-19 da categoria. O time é dirigido por João Camargo Neto e por conta da pandemia da COVID-19, o torneio, que seria disputado em 2020, foi remanejado para este ano e com isso, meninas nascidas no ano de 2002 poderão jogar.

O protocolo da Seleção começou antes mesmo da apresentação. Todas as meninas passaram por teste PCR e todas testaram negativo, podendo se apresentar. No hotel, elas ficam em um andar separado dos demais hóspedes, sem contato. As refeições são feitas em horários sem presença de público e o restaurante é higienizado. Antes de entrar no ginásio, todas têm suas temperaturas aferidas e passam por uma estação de álcool gel. Bolas e aparelhos de academia são sistematicamente higienizados, também.

- O protocolo da categoria de base é o mesmo do adulto. Um protocolo só. Adaptado apenas às circunstâncias na cidade. São dois momentos, as meninas no hotel e treinando. No hotel, tem o uso de álcool na entrada, com os spots. Não deixamos que elas frequentem os locais de uso comum, aglomeradas. O elevador, não tomam junto aos hóspedes. A mão é sempre higienizada quando em contato com áreas externas. O celular também. Não é permitido trocar de quarto, frequentar o quarto de outras companheiras. O serviço de fisioterapia também tem horários agendados, sem aglomeração, sem fila. É proibido tirar a máscara, cobrindo nariz e boca. Outro desafio são as refeições. Isoladas. Elas usam luvas para o pegador do alimento. Se servir de máscara e só tirá-la na hora de comer - explica a médica Nicole Favretto Baltazar.

O torneio será jogado em formato de hexagonal, com todos se enfrentando. Competem: Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e o México. O grupo treina com 15 atletas em Araraquara e no dia 31, um total de 12 jogadoras viaja para a Colômbia. A Copa América distribui duas vagas para o Mundial sub-19, que ainda não tem data confirmada. Todas as atletas e comissão técnica farão testes PCR antes da viagem para Cáli. A preparação a Seleção feminina conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil.

- Não podemos subestimar ninguém. Faremos de tudo para o Brasil voltar a mais uma Mundial de categoria de base - disse o técnico João Camargo

A comissão técnica terá como comandante o treinador João Almeida Camargo, com Virgil Lopez como assistentes. Ambos fazem parte da comissão técnica do time feminino adulto, de comando de José Neto, e dentro do projeto maior de implementação de um modelo de jogo da base ao adulto para o basquete feminino do Brasil. Bruna Heloísa Rodrigues também aparece como assistente técnica. Adriana dos Santos será a líder operacional. E Rafa Bernardelli o preparador físico. Daniel Wattfy, técnico do Sesi Araraquara, será o treinador convidado no período de treinos em São Paulo.



CONVOCADAS

ARMADORAS

Beatriz Aneas - Sesi Araraquara
Ana Paula de Oliveira Dias - Santo André/APABA

ALAS/ARMADORAS

Bianca Darrigo Soares - Sesi Araraquara
Stephany Gonçalves - Santo André/APABA
Vitória Moura Santana - ADC Bradesco
Letícia Rechembak - SACT/FME Criciúma

ALAS

Allanis Delboni - ABASFI/Basquete Foz do Iguaçu
Geovana Thaina Neves de Oliveira - São José Desportivo
Maísa Pereira Dias - APAGEBASK/Guarulhos
Raiane Dias dos santos - ADC/Bradesco

ALA/PIVÔ

Maiara Pereira Dias - APAGEBASK/Guarulhos

PIVÔS

Gabriellem Edna de Paula - FR/SEMLP Pindamonhangaba
Rhayssa Jhennyfer Braz - ADC Bradesco
Ana Luiza Paulino - Basquete Jaraguá
Adrielly Francisco de Oliveira - Sodiê Doces/LSB RJ

COMISSÃO TÉCNICA

João Almeida Camargo Neto - Técnico
Adriana dos Santos Lopez - Gerente técnica
Virgil Lopez - Assistente técnico
Bruna Heloísa Rodrigues - Assistente técnica
Ariane Lopes dos Santos - Fisioterapeuta
Sanna Roque Pinheiro - Médica
Rafael Bernardelli - Preparador físico

« Voltar