Brasileirão 2021 mantém Conferências em homenagem a Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia
O Campeonato Brasileiro adulto masculino começa em 13 de fevereiro de 2021, e as homenagens previstas para a edição de 2020, cancelada por conta da pandemia da Covid-19, permanecerão. Os 12 times confirmados no torneio serão divididos em duas conferências, que vão levar os nomes de Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, uma homenagem para dois nomes e ícones da história do basquete brasileiro.
Gerson é quem mais jogou pela Seleção Brasileira na história. O ex-pivô venceu os Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987 e ainda disputou três Olimpíadas com o Brasil. O mineiro nos deixou em 2020, vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso enfraquecendo os músculos.
A homenagem a Gerson foi feita ainda em vida, e na época, o ex-jogador mostrou imensa felicidade com a lembrança.
- Me senti lisonjeado com esta homenagem. Ser escolhido dentre tantos nomes que fizeram e fazem história no nosso basquete. Quando recebi essa notícia, fiquei em êxtase, pois sei a importância de ter o nome vinculado a um evento da CBB - disse Gerson, em fevereiro deste ano.
Já Hélio Rubens Garcia foi três vezes medalhista com a Seleção Brasileira em Mundiais, nos anos de 1967, 1970 e 1978. Além disso, foi técnico da Seleção em 96 jogos, com 64 vitórias e 32 derrotas, sendo campeão dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999, estando à frente do Brasil em 12 competições oficiais.
Hélio também falou da felicidade em ter seu rosto e seu nome estampados nas Conferências do Brasileirão.
- Recebi com muita alegria e uma honra. A CBB tem uma história linda. O Brasil com dois Mundiais, todas as participações em Mundiais. Vários Pan-Americanos. Ter o nome de uma das conferências do Brasileiro da CBB é uma honra e mostra que o basquete está crescendo como um todo - citou Hélio Rubens.
A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro terá 12 equipes. A disputa conta com times tradicionais como o Botafogo, União Corinthians e o Vila Nova, todos com títulos nacionais em sua história, e começa em 13 de fevereiro, com representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, totalizando seis estados, e três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro. No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional. O mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo. E o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.
Fórmula de disputa
Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.
As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.
Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das transmissões das partidas e também a tabela e divisão das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia.