Registro histórico das Rádios Bandeirantes e Continental relembra vice Mundial do Brasil em 1970

31.03.2020   |   Seleção Masculina Adulta
Compartilhe Facebook Twitter

Em maio de 1970, o Brasil ficava com o vice-campeonato Mundial de Basquete. O torneio foi disputado na Iugoslávia. O Brasil venceu os Estados Unidos por 69 a 65 e ficou em segundo lugar. Os registros daquela disputa estão nas lembranças de quem esteve em quadra, de quem assistiu aos jogos das arquibancadas e também através dos acervos das rádios brasileiras.

Foto: Acervo/CBB

Nesta semana, a CBB teve acesso a pouco mais de um minuto do duelo entre Brasil e Estados Unidos, já na reta final da partida, através dos acervos das Rádios Bandeirantes São Paulo e Continental, do Rio de Janeiro. Menon, com médias de 17,3 pontos, ficou entre os cestinhas do campeonato. Ubiratan entrou para o quinteto ideal do torneio, que ainda teve Kresimir Cosic, Sergei Belov, Modestas Paulauskas e Kenny Washington.

Naquela campanha, o Brasil teve set vitórias e apenas duas derrotas. O time terminou a fase de classificação de forma invicta. O técnico do Brasil ainda era o lendário Renan Togo Soares, o Kanela, e o elenco teve: Mosquito, Rosa Branca, Hélio Rubens, José Aparecido dos Santos, José Edvar Simões, José Luis Olaio Neto, Luis Claudio Menon, Marquinhos Abdalla, Pedrinho, Macarrão, Ubiratan e Wlamir Marques.

Campanha

Brasil 82 x 77 Coreia
Brasil 94 x 93 Itália (76 a 76 no tempo normal e 86 a 86 após a primeira prorrogação)
Brasil 112 x99 Canadá
Brasil 66 x 64 União Soviética
Brasil 69 x 59 Itália
Brasil 55 x 80 Iugoslávia
Brasil 71 x 72 Tchecoslováquia
Brasil 86 x 81 Uruguai
Brasil 69 x 65 Estados Unidos

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo