Comunicado sobre o Campeonato Brasileiro Adulto 2020

30.03.2020   |   Campeonato Brasileiro
Compartilhe Facebook Twitter

A Confederação Brasileira de Basketball mantém sua posição de seguir rigorosamente todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos estaduais e do Ministério da Saúde, mantendo todo o seu calendário em compasso de espera enquanto o mundo batalha para vencer o COVID-19, o novo coronavírus. A segurança de nossos funcionários, atletas, árbitros, técnicos e de toda a comunidade do basquete é o mais importante neste momento.

Contudo, não abandonamos o diálogo com os clubes no que diz respeito ao Campeonato Brasileiro Adulto, que deveria ter começado no dia 15 de março, mas teve seu início adiado. Diariamente, a coordenação técnica mantém conversas e reuniões com as instituições, traçando diversos cenários para o começo da disputa quando essa tempestade passar. Nesta segunda-feira, 30 de março, a CBB informa que, neste momento, trabalha com a ideia de iniciar a disputa do torneio em algum momento do mês de julho. É importante frisar que trata-se de um esboço, que pode mudar de acordo com orientações dos órgãos competentes e que a divulgação tem relação com a intenção de dar transparência às nossas ações.

Foto: Divulgação

Diante da mudança no calendário, também foi definida mudança no formato de disputa. Ao invés de classificarmos o 1º lugar e 2º lugar de cada Conferência para as quartas de final, eliminamos a segunda fase, que seria disputada entre o 3º, 4º, 5º e 6º lugar de cada Conferência em jogo único. Assim, passamos agora direto para as quartas de final, com as equipes 1º ao 4º lugar de cada Conferência se enfrentando até chegarmos ao Final Four.

Participam do Brasileirão: Basquete Blumenau-SC, Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO, Basket Osasco-SP, Basquete Joinville-SC, Black Star Joinville-SC, Viptech Campo Mourão Basquete-PR, ADRM/Maringá-PR, Praia Clube, Esporte Clube Pinheiros-SP e LSB/FLEX/PMS-SP.

Homenagens

As conferências verde e amarela irão homenagear ex-atletas da seleção brasileira. A Conferência Verde receberá o nome de Hélio Rubens Garcia, três vezes medalhista em Mundiais pelo Brasil como jogador, e um dos grandes técnicos da história do basquete do país, sendo campeão do Pan de 1999 em Winnipeg. Já a Conferência Amarela terá o nome do ex-pivô Gerson Victalino, atleta que mais vezes usou a camisa da seleção brasileira, atuando em dois Mundiais e três Jogos Pan-Americanos, sendo campeão em 1987 diante dos Estados Unidos.

Além dos dois ídolos, o eterno Wlamir Marques, bicampeão mundial com o Brasil e duas vezes medalha de bronze em Olimpíada, dará nome ao troféu do melhor jogador em quadra, que será premiado a cada partida do Brasileirão, em parceria com a Nova Siciliano. A TV NSports fará a transmissão das partidas do Brasileirão através da plataforma do Canal CBB.

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo