COI e Japão anunciam adiamento da Olimpíada de Tóquio 2020 pelo novo coronavírus

24.03.2020   |   Internacional
Compartilhe Facebook Twitter

O Comitê Olímpico Internacional e o governo do Japão anunciaram nesta terça-feira, 24 de março, o adiamento da Olimpíada de Tóquio 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus. Em comunicado oficial, o COI explica que espera poder realizar os Jogos em algum momento de 2020, o que deve ser difícil, ou no mais tardar no verão de 2021, o mais provável e defendido por vários comitês olímpicos nacionais. Na última semana, o COI sofreu pressão de todos os lados pelo adiamento da Olimpíada por conta da doença. E não teve outra saída se não o adiamento.

Foto: Divulgação/Tokyo 2020

A Olimpíada, mesmo que seja disputada em 2021, seguirá com o nome Tóquio 2020. O Brasil busca vaga no basquete 3x3 masculino e no 5x5 masculino. No 3x3, disputaria em março o Pré-Olímpico, na Índia. E no 5x5, jogaria o Pré-Olímpico em junho, na Croácia. Com a mudança da data olímpica, nas próximas semanas o COI e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) devem se reunir para redefinir todo o calendário de Pré-Olímpicos.

 A Confederação Brasileira de Basketball seguirá todas as orientações dos órgãos de saúde, mantendo seus eventos paralisados até que seja seguro retornar. O trabalho de escritório segue em home office e assim que forem definidas todos os novos passos do COI e da FIBA, trabalhará para que o basquete brasileiro consiga um lugar em Tóquio 2020.

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo