Obras de autor brasileiro relembram a história do basquete nas Olimpíadas

02.12.2019   |   História
Compartilhe Facebook Twitter

Os apaixonados pelo basquete ganharam, desde 2017, mais uma bibliografia deliciosa para relembrar a trajetória dos heróis brasileiros em Olimpíadas. É que está disponível no portal de livros abertos da Universidade de São Paulo (USP) duas obras de Dante De Rose Junior que contam toda a história do basquetebol olímpico masculino e feminino, com resultados, curiosidades e a participação do Brasil e seus atletas.

Foto: Divulgação

- O livro conta a história do basquetebol nos Jogos Olímpicos, a maior festa do esporte mundial. Desde a primeira edição em que foi apresentado como esporte de demonstração, em 1904 em Saint Louis (Estados Unidos), até a recente edição dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016 - conta o autor.

De Rose explicou especificamente a obra sobre o basquete feminino. É possível baixar os dois livros em PDF, sem custos.

- A obra é um registro da história do basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos, que teve início em Montreal, em 1976, 40 anos depois da inclusão do basquetebol no programa oficial dos Jogos, hoje esporte que atrai tanto a presença nos ginásios quanto é responsável pelo alto índice de audiência na TV. Concedemos atenção ao basquete brasileiro, ressaltando as conquistas de medalhas dos atletas e o trabalho incansável das equipes, técnicos e árbitros ao longo desses 40 anos de participação - citou De Rose na sinopse da obra.

> O basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos: história e a participação do Brasil

> O basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos : 1976-2016

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo