Brasileirão 2020: 16 clubes demonstram interesse em disputar o campeonato

07.11.2019   |   Campeonato Brasileiro
Compartilhe Facebook Twitter

“Quanto mais basquete, melhor”. Com essa mensagem, a Confederação Brasileira de Basketball deu o primeiro passo para a edição 2020 do Campeonato Brasileiro, torneio que chega a sua segunda edição e que no próximo ano substitui a Liga Ouro. O Brasileirão tem início previsto para fevereiro de 2020, na primeira quinzena do mês. A fórmula de disputa e regulamento do campeonato serão divulgadas nas próximas semanas.

Foto: Divulgação/CBB

- O Campeonato Brasileiro coloca mais clubes para jogar em todo o país, chega para agregar e para dar oportunidade e emprego para mais atletas no Brasil. Quanto mais basquete tivermos, melhor. Teremos mais oportunidades para revelar jogadores para nossas seleções e de popularizar o esporte. Ampliar o número de equipes jogando no adulto era uma promessa de campanha e estamos cumprindo - disse o presidente Guy Peixoto.

Foto: Divulgação/CBB

Na sede da Confederação, no Riocentro, 15 equipes estiveram na conversa. Desses, 11 estão confirmados, sendo quatro do Paraná, quatro de Santa Catarina, um de Minas Gerais, um de Goiás e um do Distrito Federal. Flamengo e Pinheiros participaram do Congresso Técnico e podem confirmar nos próximos dias a participação na disputa, assim como o Liga Nordeste-BA e Osasco-SP. O Tatuí, de São Paulo, também demonstrou interesse, mas não participou do congresso.

Foto: Divulgação/CBB

- A reunião foi ótima e o número de clubes interessados mostra que em apenas dois anos conseguimos ter organização e credibilidade. Em breve iremos confirmar os participantes, mas podemos dobrar o número de times em relação ao primeiro ano - citou Alex Oliveira, do departamento técnico da CBB e um dos diretores do Brasileirão.

Estão confirmados Maringá-PR, Ponta Grossa-PR, São José dos Pinhais-PR, Campo Mourão-PR, Blackstar-SC, Joinville-SC, Brusque-SC, Blumenau-SC, Praia Clube-MG, Anápolis-GO e Cerrado-DF. Esse número já significa um aumento no número de participantes e de partidas. A primeira edição do Brasileirão, em 2019, teve oito equipes, com 60 jogos e 24 partidas transmitidas pela TVN, parceira da competição, com 326 mil de transmissão e média de público de 800 pessoas por jogo.

- Vemos com bons olhos a organização e fazer esse movimento pelo basquete brasileiro, que já se iniciou desde a posse do Guy Peixoto. Existe um trabalho da CBB no resgate do basquete brasileiro. Jogamos duas edições da Liga Ouro e chegando para fortalecer a competição. Esperamos que seja boa, forte e organizada e que forme um novo tempo no basquete brasileiro - disse Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado Basquete.

Após o Congresso Técnico ficou definido um prazo de 10 dias para a confirmação das equipes do torneio. O campeão do Brasileirão terá a possibilidade de pleitear um posto na Liga Nacional de Basquete 2020/2021, competição chancelada pela CBB.

Campeonato Brasileiro 2020

Maringá-PR
Ponta Grossa-PR
São José dos Pinhais-PR
Campo Mourão-PR
Blackstar-SC
Joinville-SC
Brusque-SC
Blumenau-SC
Praia Clube-MG
Anápolis-GO
Cerrado-DF
Flamengo-RJ (a confirmar)
Pinheiros-SP (a confirmar)
Osasco-SP (a confirmar)
Liga Nordeste-BA (a confirmar)
Tatuí-SP (a confirmar)

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo