Ana Carolina Zachi relata experiência marcante nos Jogos Pan-Americanos de Lima

31.08.2019   |   3x3
Compartilhe Facebook Twitter

Foto: Divulgação/CBB

A árbitra licenciada de Basquete 3x3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Ana Carolina Zachi, do Rio de Janeiro, foi convocada pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) para estar em Taboão da Serra (SP), neste final de semana (31 de agosto e 1º de setembro), apitando a Etapa Final do 5º Circuito Paulista de Basquete 3x3, que ocorre na Arena Multiuso da cidade, reunindo equipes importantes.

E Ana Carolina, inclusive, esteve em ação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, um dos cartões de visita do Basquete 3x3 em competições administradas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). “Uma experiência maravilhosa participar da estreia do Basquete 3x3 nos Jogos Pan-Americanos, que foi muito importante para minha carreira, ainda mais atuando na grande final da disputa feminina. Para o futuro, eu espero outras convocações, quem sabe, World Tour ou Copa do Mundo”, comentou.

“Estou muito animada para atuar na etapa final do 5º Circuito Paulista de Basquete 3x3, que ocorre no Estado de São Paulo”, complementou Zachi.

Já o gerente de desenvolvimento do Basquete 3x3 da CBB, Francisco Oliveira, comentou sobre a importância de os eventos nacionais contarem com apoio das federações locais e contar com arbitragem específica da modalidade. “É muito importante que os eventos de Basquete 3x3 realizados no nosso país sigam os trâmites exigidos pela FIBA, ou seja, que sejam realizados com anuência das federações estaduais e contem com arbitragem específica da modalidade. Somente a CBB tem a chancela para capacitar o quadro de arbitragem 3x3, juntamente com as federações. Isso é importante para as pretensões dos árbitros seguirem carreira”, explicou.

“Assim como trabalhamos para formar atletas e treinadores específicos do Basquete 3x3, não podemos esquecer dos árbitros. Isso auxiliará sobremaneira no crescimento e desenvolvimento da modalidade no Brasil”, complementou Oliveira.

O quadro de arbitragem do Basquete 3x3 brasileiro conta com estes nomes: Fernanda Sá (RJ) e Marcos Antonio (SP), Internacionais; Luciane Del Grande (SP), Ewaldo Ramos (RJ), Ana Carolina Zachi (RJ), Felipe Braga (RJ) e Shelley Quintella (SP), Licenciados. Fernanda é também a coordenadora de Arbitragem 3x3 da CBB.

“Para aumentar e incrementar esse quadro de arbitragem, estamos planejando a realização de acampamentos e clínicas, bem como cursos de formação. Assim, formaremos novos oficiais para atuarem, inicialmente, nas nossas competições locais e, posteriormente, podem seguir para o cenário internacional”, finalizou Francisco Oliveira.
 

 

 

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo