Definidos os Oficiais brasileiros que atuarão na Copa do Mundo da China

23.04.2019   |   Arbitragem
Compartilhe Facebook Twitter

Foto: Divulgação/CBB - Legenda: árbitro internacional Cristiano Maranho

Estão definidos os oficiais brasileiros que estarão em ação na Copa do Mundo Masculina (FIBA Basketball World Cup 2019), que será realizada na China, de 31 de agosto a 15 de setembro. São eles: Cristiano Maranho e Guilherme Locatelli, Árbitros Internacionais, e Fátima Aparecida da Silva, Delegada Técnica.

“Deve ser muito difícil para a FIBA fazer a designação para a Copa do Mundo e quando está relacionado ainda acho mais difícil as escolhas devido à quantidade de Árbitros preparados que temos para atuar em competições desse porte. Fico contente com a designação do Cristiano Maranho, que por muito tempo foi um espelho quando eu apitava e hoje, como diretor de árbitros, o enxergo como um excelente profissional, diferenciado por se manter bem fisicamente e tecnicamente, sendo exemplo para muitos jovens. O Guilherme Locatelli vem atuando em Campeonatos Mundiais há algum tempo e esteve nos últimos Jogos Olímpicos; essa designação é o resultado do trabalho constante. A Fátima Silva vem se destacando como Delegada Técnica nas competições da FIBA, trabalhando em muitos jogos das Eliminatórias, além de ter atuado em grandes competições como árbitra; com certeza, toda sua experiência será uma grande somatória para a preparação da competição”, comentou Vander Lobosco Júnior, coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“No último mês passamos pelas escolhas da lista dos novos árbitros FIBA, que agora são indicados pelas federações nacionais, e fizemos a opção de renovar nosso quadro de árbitros internacionais para que em curto e médio prazo possamos ter uma gama maior de oficiais de quadra capacitados para competições de alto nível, tendo em vista que as disputas nacionais estão crescendo. Foi difícil fazer as opções, devido à quantidade de árbitros bem preparados que temos; alguns ficaram de fora devido à quantidade de vagas que tínhamos para indicar; esses novos que estão chegando enxergam como exemplo esses profissionais que foram selecionados pela FIBA para atuar na Copa do Mundo. Eu e a CBB desejamos muito sucesso aos três e que possam fazer uma excelente competição”, complementou Vander.

Paranaense de Jandaia do Sul, Cristiano de Jesus Maranho, de 45 anos, arbitrou competições importantes do cenário nacional e internacional. Entre os destaques, apitou a decisão do Campeonato Mundial Feminino de 2010, entre Estados Unidos e a anfitriã Turquia, além de uma decisão olímpica, em 2012, na capital inglesa, em confronto que colocou frente a frente os selecionados dos Estados Unidos e da Espanha.

“Bom, representar o Brasil sempre é e será um motivo de orgulho. Ainda mais sendo em uma competição tão importante como é a Copa do Mundo, que irá reunir as 32 melhores seleções do mundo e, consequentemente, também irá reunir os melhores árbitros. Fico muito feliz em saber que meu trabalho é reconhecido pela FIBA, pois apesar de já estar com 45 anos, ainda me mantenho em alto nível e isso é muito importante para o árbitro conseguir se manter nesse patamar elevado por muito tempo, já que esta será minha quarta Copa do Mundo (Japão 2006, Turquia 2010, Espanha 2014 e agora China 2019) e ainda sinto o mesmo frio na barriga de quando recebi a minha nominação para a minha primeira”, relatou Maranho.

“Estou muito motivado para poder representar bem a arbitragem brasileira que ao longo da história sempre contou com excelentes árbitros, inclusive apitando sete finais olímpicas (três com Renato Rigueto, duas com Renatinho, uma com Affini e duas com Cristiano Maranho) e duas finais de Copa do Mundo Masculina (uma com Affini e uma com Cristiano Maranho), além de uma final do Mundial Feminino (Sérgio Pacheco). Com este histórico na arbitragem brasileira, é preciso se preparar para poder dar continuidade ao alto nível técnico que sempre tivemos no cenário internacional”, complementou Maranho.

Foto: Divulgação/CBB - Legenda: árbitro internacional Guilherme Locatelli

Catarinense de Florianópolis, Guilherme Locarelli, de 37 anos, já esteve atuando em competições nacionais e internacionais de grande relevância, como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), Campeonato Mundial Adulto Feminino da Turquia (2014), Campeonato Mundial Sub-19 Masculino da República Tcheca (2013), Campeonato Mundial Sub-19 Masculino da Letônia (2011) e Campeonato Mundial Sub-17 Masculino da Alemanha (2010).

“A expectativa é a melhor possível e a sensação de mais um grande passo dado na carreira é extremamente gratificante. Espero representar o Brasil muito bem nessa Copa do Mundo e dar continuidade à grande história que a arbitragem brasileira tem escrito internacionalmente nas últimas décadas”, relatou Locatelli.

Já a Delegada Técnica Fátima Aparecida da Silva também teve uma carreira de grande notoriedade como árbitra, encerrada em 2009, depois de vinte anos de atuação em campeonatos nacionais e interacionais, com destaque para os Jogos Olímpicos de Pequim (2008), Campeonato Mundial Sub-21 Feminino da Croácia (2003), Campeonato Mundial Interclubes Feminino da Rússia (2004), Campeonato Mundial Adulto Feminino do Brasil (2006) e Campeonato Mundial Sub-19 Feminino da Eslováquia (2007).

“Ser designada como Delegada Técnica para a Copa do Mundo Masculina, a realizar-se na China, foi um grande presente, recebido no Dia de Páscoa. A expectativa é a melhor possível, pois pretendo aplicar e desenvolver o aprendizado adquirido durante minha jornada; dar continuidade aos estudos; manter-me ativa, sobretudo que possa trazer benefícios para todos os envolvidos no evento, a fim de executar o trabalho com muito comprometimento, excelência e, acima de tudo, amor. Neste momento, expresso minha enorme gratidão a todos que fazem e farão parte desta trajetória, pois como já dizia o pensador Artur Silva: sozinho (a) não se chega a lugar nenhum”, finalizou a paulistana Fátima.

Foto: Divulgação/CBB - Legenda: Delegada Técnica Fátima Aparecida

 

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo