Cravinhos vence em Brusque e lidera isoladamente o Campeonato Brasileiro

21.04.2019   |   Campeonato Brasileiro
Compartilhe Facebook Twitter

Foto: Sidney Silva/EsporteSC - Legenda: Com grande segundo tempo, o Cravinhos cresceu e venceu fora de casa

A segunda rodada do returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino 2019 foi complementada neste domingo (21 de abril) com a realização de duas partidas. Fora de casa, o Cravinhos Basketball venceu e reassumiu a liderança isolada da competição, enquanto a Araraquara/ABA/Fundesport se reabilitou, também vencendo como visitante.

Com grande segundo tempo, o Cravinhos Basketball conseguiu a recuperação ao derrotar o Brusque/FME/Aradefe/Trimania, por 76 a 54 (33 a 33 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC). Os atletas mais efetivos foram Kevin Nascimento (12 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 02 bolas recuperadas) e Fernandão Teixeira (12 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), pelo time da casa; o norte-americano Eric Laster (23 pontos, 09 rebotes e 02 assistências) e Leonardo Eltink (16 pontos, 10 rebotes, 01 assistência, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), em favor do visitante.

O primeiro tempo foi rigorosamente igual, com as duas equipes rendendo o mesmo, em erros e acertos, com isso foram empatadas para os vestiários – 17 a 17 (primeiro quarto) e 16 a 16 (segundo quarto). O terceiro período foi o determinante para o resultado final, visto que a equipe paulista retornou com outra postura, atacando com mais consciência e seguindo com forte marcação, desta forma abriu vantagem (21 a 11). No quarto final, a equipe paulista seguiu comandando as ações e chegou ao resultado positivo sem sobressaltos (22 a 10).

“Precipitamos em várias finalizações, mas o time de Cravinhos está de parabéns, uma vez que soube aproveitar bem para abrir vantagem, não é à toa que está na liderança do campeonato. Vamos trabalhar forte para fazer as correções necessárias e buscar as vitórias que nos levarão à classificação”, analisou Alexandre Barros da Rocha, técnico do Brusque/FME/Aradefe/Trimania.

“Esta foi uma grande vitória, pois conseguimos encaixar bem uma marcação por zona no segundo tempo, visto que o nosso adversário não teve um bom aproveitamento nos arremessos de média e longa distância. O campeonato está extremamente equilibrado, por isso vamos seguir trabalhando com os pés no chão, pensando sempre jogo a jogo”, comentou o técnico Alexandre Escame, do Cravinhos Basketball.

O lateral norte-americano Eric Laster, do Cravinhos Basketball, recebeu o ‘Troféu Ariberto Staack’ por ter sido escolhido o destaque do jogo. Proprietário da Aradefe Malhas, Beto é patrocinador máster do Brusque Basquete; está há vários anos como principal parceiro do basquete brusquense.

Foto: Jackson Nessler/Backstar Basquete - Legenda: Com atuação linear, Araraquara/ABA/Fundesport se reabilitou no campeonato

Já a Araraquara/ABA/Fundesport também se recuperou ao superar o Blackstar Basquete/Trimania, por 76 a 66 (42 a 36 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio da AD Embraco, em Joinville (SC). Os destaques foram Raphael Figueiredo (14 pontos, 05 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas) e Leandro Rubens (14 pontos, 04 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada), pelo time da casa; Nestor Neto (18 pontos, 06 rebotes e 02 bloqueios), André Santos (14 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 01 bola recuperada) e Júlio Toledo (14 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), em favor do visitante.

O time paulista esteve no comando do marcador nos dois quartos iniciais, com vantagens não tão grandes, mas suficientes para dar tranquilidade no marcador – 20 a 19 (primeiro quarto) e 22 a 17 (segundo quarto). Na volta do intervalo, o panorama seguiu o mesmo e a equipe comandada pelo técnico Fabio Apolinário seguiu bem no jogo, fazendo a diferença crescer mais um pouco (17 a 13). Os dez minutos finais foram equilibrados, sem alterar o panorama da partida (17 a 17).

“Fizemos um jogo disputado ponto a ponto no primeiro tempo, porém, no terceiro quarto a marcação de 15 faltas para o nosso time, contra duas para o adversário, fez com que a nossa equipe se irritasse e perdesse o controle da partida. No último quarto, quando tentamos buscar, nós fomos precipitados e não conseguimos reverter o placar”, analisou o pivô Felipe Rech, do Blackstar Basquete/Trimania.

“Muito boa a sensação de voltar a vencer, uma vez que a equipe vinha treinando muito forte há algumas semanas e também mudamos a nossa mentalidade, pois voltamos a reconhecer que somos um time novo, com base jovem e sabíamos que seria necessário jogar de igual para igual, tanto no poder físico, na correria e nos aspecto defensivos. Já havíamos feito uma ótima partida em Brusque, mas infelizmente não vencemos, e agora conseguimos o resultado positivo, demonstrando que estamos no caminho correto, restando acertar mais alguns detalhes, que serão trabalhados ao longo da semana”, comentou o lateral Júlio Toledo, da Araraquara/ABA/Fundesport.

E o lateral Júlio Toledo, da Araraquara/ABA/Fundesport, recebeu o ‘Troféu Monsenhor Bertino Weber’ por ter sido eleito o melhor jogador da partida. Ícone do esporte amador de Joinville, o querido ‘Padre Bertino’, como é conhecido por todos, além de uma longa vida de orientação espiritual, mantém sua prática semanal do basquetebol aos 80 anos, inspirando jovens de todas as idades.

 

Com estes resultados, a classificação de momento do Campeonato Brasileiro é esta:

1º) Cravinhos Basketball – 16 pontos (07 vitórias e 02 derrota)

2º) NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG – 15 (06 vitórias e 03 derrotas)

3º) Brusque/FME/Aradefe/Trimania

Unifae/São João da Boa Vista

LSB/PMS – 14 pontos (05 vitórias e 04 derrotas)

6º) Blackstar Basquete/Trimania – 12 pontos (03 vitórias e 06 derrotas)

São José dos Pinhais/Guaxo – 12 pontos (03 vitórias e 06 derrotas)

8º) Araraquara/ABA/Fundesport – 11 pontos (02 vitória e 07 derrotas)

 

A próxima rodada, a terceira do returno, será aberta na sexta-feira (26 de abril), às 19h (de Brasília), com o duelo isolado entre LSB/PMS e Cravinhos Basketball, em Sorocaba (SP). No sábado (27 de abril), mais dois jogos, ambos às 16h (de Brasília): Blackstar Basquete/Trimania x NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG, em Joinville (SC), com transmissão ao vivo pela TV Nsports, e Brusque/FME/Aradefe/Trimania x São José dos Pinhais/Guaxo, em Brusque (SC). O complemento acontece no domingo (28 de abril), às 11h (de Brasília), com a partida entre Unifae/São João da Boa Vista e Araraquara/ABA/Fundesport, em São João da Boa Vista (SP).
 

 

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo