Notícias

16/07/2017
WLAMIR MARQUES COMEMORA 80 ANOS

Foto: Arquivo
img
Considerado um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, o paulista Wlamir Marques está comemorando, neste domingo, 16 de julho, seus 80 anos.

Ele que defendeu a Seleção Brasileira por 16 anos e participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos: Melbourne (Austrália/1956), Roma (Itália/1960), Tóquio (Japão/1964) e Cidade do México (México/1968).

Há 80 anos, exatamente, nascia aquele que, para muitos, é chamado de “Diabo Loiro”, apelido que ganhou dos jornalistas cariocas durante a preparação do Brasil para o Mundial de 1954, quando ainda tinha 18 anos. Foram muitas conquistas com a camisa do XV de Piracicaba, da Seleção Brasileira e também do Corinthians, onde jogou com Amaury Pasos e Rosa Branca.

O bicampeão mundial, em 1959 e 1963, e duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas (60 e 64), Wlamir Marques, nasceu para ser atleta.

Poderia ser um ótimo goleiro, um campeão do vôlei, da natação ou do atletismo, e até ser um dos integrantes do Santos de Pelé e Cia. Porém, o basquete entrou bem cedo na vida desse paulista de São Vicente e as coincidências foram todas favoráveis para que ele se tornasse um dos melhores e mais importantes jogadores de basquete da história do Brasil.

O ex-jogador assinalou 537 pontos em 33 partidas olímpicas, conquistou duas medalhas de bronze, em Roma e Tóquio, e junto com sua geração de craques foi fundamental para colocar o Brasil no topo do cenário mundial.

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto, junto com a diretoria e funcionários, parabeniza o bicampeão mundial Wlamir Marques pela passagem do seu 80º aniversário, comemorado neste domingo.