Notícias

19/12/2011
CBB LANÇA CALENDÁRIO 2012

Foto: Gaspar Nóbrega/CBB
img
Huertas e Érika defenderão o Brasil nas Olímpiadas de Londres em 2012
Rio de Janeiro — O departamento Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou, nesta segunda-feira (19), o calendário de 2012 do basquete brasileiro. Em junho, São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, será a sede da Copa América / Pré-Mundial Sub-18 Masculino, mas a novidade deste ano é a Super Copa Brasil Feminina, que será realizada no mês de abril. O ano será também dos Jogos Olímpicos de Londres. Desde 1996, as duas seleções não iam juntas para uma Olimpíada.

SELEÇÕES ADULTAS
As seleções brasileiras adultas terão como principal evento os Jogos Olímpicos de Londres. As disputas masculinas acontecem no período de 29 de julho a 12 de agosto, enquanto as femininas de 28 de julho a 11 de agosto. Além disso, as seleções disputarão os torneios sul-americanos.

SELEÇÃO DE BASE MASCULINA
O calendário também será agitado para as seleções brasileiras masculinas de base. Em maio, a equipe sub-15 disputa, de 14 a 19 de maio, no Uruguai, o Campeonato Sul-Americano da categoria. A Copa América / Pré-Mundial Sub-18 será realizado em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, de 19 a 23 de junho. De 11 a 16 de junho a seleção sub-18 disputa o Nike Global Chalenge preparatório para a Copa América.

SELEÇÃO DE BASE FEMININA
Na base feminina, o calendário começa com a Copa América / Pré-Mundial Sub-18, que acontece de 6 a 10 de junho em Porto Rico. No mês de agosto é a vez da seleção sub-17 viajar para a Holanda para as disputas do Mundial da categoria, entre os dias 17 e 26 de agosto. E, no final do ano, a Sub-15 disputa o Sul-Americano, de 12 a 18 em novembro.

ESCOLA NACIONAL DE TREINADORES DE BASQUETEBOL (ENTB)
A ENTB programou oito cursos de formação de treinadores de basquetebol este ano. Os cursos acontecem no período de fevereiro a novembro.

BASQUETE DO FUTURO ELETROBRAS E CONEXÃO BASQUETE BRASIL
De março a novembro serão realizados os cursos de reciclagem e os eventos internúcleos. No mês de outubro acontece o evento Conexão Brasil.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BASE E SUPER COPA MASCULINO
As fases regionais da Copa Brasil: Sul (1º de março a 29 de abril); Sudeste (15 de janeiro a 29 de abril); Centro-Oeste (1º de março a 29 de abril); Norte (1º de março a 29 de abril); Nordeste (1º de março a 29 de abril). A Super Copa Brasil acontece de 07 a 12 de maio, ainda sem local definido. Ainda serão realizadas as três divisões (primeira, segunda e terceira) dos Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-17.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BASE E SUPER COPA FEMININA
As fases regionais da Copa Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), acontecem no período de 15 de janeiro a 31 de março. Ainda serão realizadas as três divisões (primeira, segunda e terceira) dos Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-17.

BASQUETE 3 X 3 FEMININO E MASCULINO
As etapas regionais das categorias sub-18 e mais de 18 (feminino e masculino) acontece no período de março e abril. O Mundial da FIBA será realizado nos meses de agosto e setembro.


Confira a Nota Oficial do NOF Calendário 2012