Notícias

27/08/2017
BRASIL É SUPERADO POR PORTO RICO NA RODADA FINAL DO GRUPO A DA COPA AMÉRICA

Foto: FIBA
img
O armador Fúlvio Chiantia lutou bastante ao longo da partida
A Seleção Brasileira Masculina concluiu a sua participação na ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’ com a terceira colocação do Grupo A, sem avançar a Fase Final. Neste domingo (dia 27), o Brasil foi superado por Porto Rico, por 89 a 80 (35 a 31 no primeiro tempo), na terceira e última rodada, realizada no Coliseo Iván de Bedout, em Medellín, Colômbia.

O quarto inicial começou com as duas equipes precipitando os lances ofensivos e Porto Rico pulando na frente, mas aos poucos o Brasil foi igualando as ações, com boas performances de Leonardo Mendl e Rafael Souza. A partir daí, o duelo ficou equilibrado, com os dois selecionados se alternando no comando do marcador. Na parte final, a equipe caribenha cresceu e fechou o período na frente (18 a 14).

No segundo, o quinteto porto-riquenho melhorou significativamente o seu aproveitamento nos lances de média e longa distância e, desta forma, fez a diferença crescer (15 pontos), aproveitando bem o momento de instabilidade brasileira. Na parte final do quarto, seguindo as orientações do técnico Cesar Guidetti, o selecionado nacional buscou a recuperação e baixou bastante diferença, em especial, com dois arremessos certeiros de três pontos de Renan Lenz (17 a 17).

Na volta do intervalo, o Brasil manteve o ritmo do final do quarto anterior e igualou as ações. O jogo ficou parelho até a metade, quando o selecionado nacional viveu outro momento de instabilidade, o que deu a chance de Porto Rico abrir nova vantagem. E, na parte final do terceiro período, o quinteto brasileiro voltou a buscar a recuperação, mas sem conseguir se aproximar do rival (27 a 23).

Nos dez minutos finais, o duelo seguiu com o mesmo panorama, ou seja, a Seleção Brasileira buscando encostar e Porto Rico tentando seguir no comando do placar. Em seguida, o Brasil cresceu defensivamente, recuperando algumas bolas e conseguiu alguns contra-ataques, baixando bem a diferença, mesmo contando com equívocos do trio de arbitragem. Na parte final, mesmo lutando bastante e com chances de recuperação brasileira, a equipe porto-riquenha se manteve no comando do placar para vencer (27 a 26).

Os principais nomes da partida foram Leonardo Mendl (17 pontos, 06 rebotes, 02 assistências e 02 bloqueios), Renan Lenz (13 pontos, 01 rebote, 03 assistências e 01 bloqueio) e George de Paula (13 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), pelo Brasil; Rodriguez (23 pontos e 04 rebotes) e Rosário (15 pontos), em favor de Porto Rico. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fiba.basketball/ls/#8115&13283-A-5.

“Estou muito chateado pela derrota e pela não classificação a Fase Final desta Copa América, como era o nosso objetivo, e assumo a responsabilidade. Além disso, quero cumprimentar os jogadores pelo empenho”, comentou o técnico César Guidetti.

Os outros resultados da Seleção Brasileira nesta fase inicial da competição continental foram estes: vitória diante da anfitriã Colômbia na estreia (76 a 74) e derrota para o México na segunda rodada (99 a 76).

Galeria de Fotos - FIBA