Notícias

09/08/2017
TECNOLOGIA EM PROL DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA

Foto: Kiko Ross/CBB
img
Sempre atento, Fabrício angaria dados e informações importantes
Quem viu a lista de integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira Adulta Masculina pode ter estranhado a presença de um ‘analista de desempenho’ compondo o grupo que auxilia o técnico Cesar Guidetti na preparação para a ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’. Mas, Fabrício Freire Rocha, que é graduado em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP), exerce uma função extremamente importante, angariando todo tipo de informações dos adversários, além de fornecer relevantes dados sobre a própria equipe nacional.

Conhecedor do basquete e totalmente adaptado aos recursos tecnológicos, Fabrício, de 27 anos, procura sempre montar um material que auxilie o técnico e os assistentes-técnicos na preparação para um único jogo ou mesmo para uma determinada competição. “A análise de desempenho já é uma realidade internacionalmente e é uma área que vem tendo cada vez mais espaço no basquetebol nacional. Minha função é estudar números e vídeos de jogos e treinos e transformar todos os dados em informação útil para a equipe”, relatou.

“A ideia é fornecer a base para que seja traçado o melhor plano de jogo possível”, complementou Rocha, que trabalha no EC Pinheiros.

Para Guidetti, ter um profissional deste gabarito em sua comissão técnica ajuda bastante. “O analista de desempenho tornou-se um profissional imprescindível em uma equipe profissional. O Fabrício, a cada temporada, vem evoluindo e criando novos meios de análise e cada vez mais está fornecendo informações que nos balizam na preparação de treinos e jogos”, explicou.

Já Renato Lamas, gerente do departamento masculino, está ciente da importância de usar a tecnologia em prol da equipe. “O Fabrício é um profissional de alto nível, preparado para desempenhar essa função, que veio para agregar valor à comissão técnica. A incorporação dele foi um pedido do técnico Cesar Guidetti, que atendemos prontamente, sem medir esforços, pois entendemos a importância, visto que na Europa e nos Estados Unidos isso já é habitual”, comentou.

A Seleção Brasileira treina em Pindamonhangaba (SP) até o dia 17 de agosto; na sequência segue viagem até Salta, na Argentina, para disputar um torneio preparatório. Na ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’, o Brasil aparece no Grupo A, que será disputado em Medellín, Colômbia, com os jogos acontecendo de 25 a 27 de agosto. Os demais integrantes desta chave são: a anfitriã Colômbia, México e Porto Rico.