Notícias

06/08/2017
BRASIL ESTREIA NA COPA AMÉRICA FEMININA COM VITÓRIA SOBRE A VENEZUELA

Foto: FIBA
img
A pivô Gilmara Justino fechou a partida com um double-double
A Seleção Brasileira Adulta Feminina abriu a sua participação na ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’ com vitória sobre a Venezuela, ocorrida neste domingo (dia 06), por 71 a 63 (33 a 24 no primeiro tempo), no ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires, capital da Argentina, na rodada inicial da competição continental.

O jogo começou nervoso, com os dois times oscilando bastante, mas logo o Brasil passou a comandar o marcador e, mesmo com um número elevado de erros, levou a melhor nos dois períodos iniciais, fechando o primeiro tempo na frente – 17 a 13 (primeiro) e 16 a 11 (segundo).

O terceiro quarto começou com o mesmo panorama, porém, o selecionado nacional cresceu da metade para a parte final, marcando pressionado e, assim, roubando diversas bolas para fazer a vantagem crescer (21 a 15). Nos dez minutos finais, o Brasil se desconcentrou e a Venezuela chegou a encostar, mas o técnico Carlos Lima parou o jogo, orientou as jogadoras e a Seleção conseguiu se recuperar para vencer na estreia (17 a 24).

“Estreia difícil, em que alternamos vários momentos bons e ruins, tivemos um número excessivo de erros que precisamos evitar no confronto da segunda rodada. Conseguimos a primeira vitória e agora enfrentaremos a Colômbia; acredito que seguiremos firme em busca do nosso objetivo”, comentou o técnico Carlos Lima.

Os principais nomes da partida foram Tatiane Pacheco (12 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 02 bolas recuperadas), Gilmara Justino (12 pontos e 10 rebotes – double-double) e Kelly Santos (09 pontos, 08 rebotes e 01 bloqueio), pelo Brasil; Wallen (20 pontos e 06 rebotes) e Perez (21 pontos e 04 rebotes), em favor da Venezuela. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fiba.com/ls/#8125&13336-A-1.

Os demais resultados da primeira rodada foram estes: Porto Rico 69 x 49 México, Cuba 35 x 81 Canadá e Ilhas Virgens 48 x 80 Argentina.

Na segunda rodada da fase inicial, a Seleção Brasileira encara a Colômbia, nesta segunda-feira (dia 07), às 18h35 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais Esporte Interativo.

De acordo com o regulamento, nesta fase inicial, as equipes jogam entre si, dentro dos seus respectivos grupos, em turno único; os dois primeiros colocados avançam a semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores da semifinal se qualificam a grande final, enquanto que os dois perdedores definirão o terceiro e quarto colocados.

O Grupo A é composto por: Argentina, Brasil, Colômbia, Ilhas Virgens e Venezuela. Já o Grupo B, tem estas nações: Canadá, Cuba, México, Paraguai e Porto Rico.

Os três primeiros colocados da ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’ garantem vaga na próxima edição do Campeonato Mundial Adulto Feminino.