Notícias

05/08/2017
BRASIL ENFRENTA VENEZUELA NESTE DOMINGO NA ESTREIA DA COPA AMÉRICA FEMININA

Foto: Luis Claudio Antunes/Portal R3
img
O técnico Carlos Lima acredita em uma boa estreia brasileira
A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreia na ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’ enfrentando a Venezuela, neste domingo (dia 06), às 13h35 (de Brasília), no ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires, capital da Argentina, na rodada inicial da competição continental. O duelo terá transmissão ao vivo pelos canais Esporte Interativo.

O técnico Carlos Lima espera por uma estreia positiva. “Queremos iniciar a Copa América com um bom resultado, pois trabalhamos muito forte para isso nos treinos e realizamos dois bons e importantes jogos preparatórios em Pindamonhangaba. Será uma competição muito dura, mas temos totais condições de chegar aos nossos objetivos. A Venezuela é uma equipe que vem crescendo e teremos que jogar com o máximo de atenção e foco”, comentou.

Na visão do preparador físico Clóvis ‘Vita’ Haddad, o grupo está em bom estágio. “Realizamos uma preparação que, apesar do curto prazo, conseguimos atender as demandas, uma vez que trouxemos as jogadoras para um nível de homogeneidade bastante aceitável e conseguimos dois microciclos de choque, em que elas ganharam uma boa condição de resistência e, na última semana, no momento pré-competitivo, focamos mais as especificidades do jogo e acredito que as atletas apresentaram um bom equilibro nas qualidades físicas necessárias para uma boa performance. A expectativa é muito boa, pois fiscalmente elas suportarão bem a sequência e intensidade dos jogos”, explicou.

Já para Bárbara Honório (Babi), a Seleção Brasileira está preparada para iniciar bem a competição. “A expectativa é a melhor possível, pois acho importante começarmos bem para alcançarmos o nosso objetivo, que é garantir a vaga no Campeonato Mundial. Queremos iniciar a Copa América construindo um trabalho bom para que possamos sair daqui com o título”, relatou a armadora.

“O time treinou muito duro até aqui e o ambiente está ótimo, muito harmonioso e de muito respeito. Acho importante iniciarmos esse jogo com tudo, para que possamos abrir positivamente a nossa caminhada nesta Copa América, em que temos dois grandes objetivos, que é a vaga no Mundial e o primeiro lugar”, complementou a experiente pivô Kelly Santos.

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, também crê em uma estreia favorável. “Desejo uma boa estreia as nossas meninas, que estão iniciando um novo ciclo. O trabalho de preparação foi realizado com seriedade, foco e muito empenho, por isso, eu acredito que teremos um primeiro jogo com resultado positivo”, relatou.

A rodada inicial conta ainda com estes jogos: Porto Rico x México (16h05), Cuba x Canadá (18h35) e Ilhas Virgens x Argentina (21h05). Todos no horário de Brasília.

No prosseguimento desta primeira fase, o Brasil jogará contra a Colômbia, na segunda-feira (dia 07) e folgará na terça-feira (dia 08). O retorno acontecerá na quarta-feira (09 de agosto), duelando contra as Ilhas Virgens. O selecionado nacional concluirá sua participação na fase inicial encarando a Argentina, na quinta-feira (10 de agosto).

De acordo com o regulamento, nesta fase inicial, as equipes jogam entre si, dentro dos seus respectivos grupos, em turno único; os dois primeiros colocados avançam a semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores da semifinal se qualificam a grande final, enquanto que os dois perdedores definirão o terceiro e quarto colocados.

O Grupo A é composto por: Argentina, Brasil, Colômbia, Ilhas Virgens e Venezuela. Já o Grupo B, tem estas nações: Canadá, Cuba, México, Paraguai e Porto Rico.

Os três primeiros colocados garantem vaga na próxima edição do Campeonato Mundial Adulto Feminino.

ELENCO
03. Isabela Ramona Lyra Macedo – lateral – 23 anos – 1m81 – Zamarat (Espanha)
05. Bárbara Generoso Honório (Baby) – armadora – 31 anos – 1m80 – Corinthians/Pague Menos/Americana
06. Joice Cristina de Souza Rodrigues – ala/armadora – 30 anos – 1m76 – Corinthians/Pague Menos/Americana
07. Patrícia Ribeiro Teixeira – lateral – 26 anos – 1m76 – São José Desportivo
09. Jaqueline de Paula Silvestre – lateral – 31 anos – 1m79 – Basketball Santo André/APABA
10. Tatiane Pacheco Nascimento – lateral – 26 anos – 1m81 – Uninassau Basquete
13. Soeli Garvão Zakrzeski – pivô – 39 anos – 1m90 – Corinthians/Pague Menos/Americana
15. Kelly Santos Muller – pivô – 37 anos – 1m92 – Uninassau Basquete
23. Letícia Viviane Dias Rodrigues – pivô – 22 anos – 1m90 – Santos FC/FUPES
33. Izabella Nicoletti – armadora – 17 anos – 1m80 - Florida State (Estados Unidos)
34. Gilmara Justino – pivô – 36 anos – 1m83 – Uninassau Basquete
55. Raphaella Monteiro da Silva – ala/pivô – 22 anos – 1m81 – CUS Ponta Delgada (Portugal)

COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Carlos Lima
Assistentes: Bruno Guidorizzi e Paulo César Ribeiro
Preparador físico: Clóvis ‘Vita’ Haddad
Médicos: Paulo Roberto Szeles, Lenita Glass e Carlos Vicente Andreoli
Fisioterapeutas: Isabel Cristina Castro Rosa, Jordana Reis e Thais Reis de Souza
Nutricionistas: Mirtes Stancanelli e Marcela Simões
Coordenador do Departamento Feminino: Bruno Valentin
Supervisora do Departamento Feminino: Adriana Santos
Gerente Esportivo: Antônio Carlos Barbosa