Notícias

27/07/2017
CBB DEFINE TÉCNICO INTERINO DA SELEÇÃO MASCULINA PARA COPA AMÉRICA

Foto: Divulgação
img
A diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, nesta quinta-feira (dia 27), no Rio de Janeiro (RJ), a comissão técnica da Seleção Brasileira Adulta Masculina, visando a ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’, que ocorre de 25 de agosto a 03 de setembro, com sedes na Colômbia, Argentina e Uruguai.

Este é o início do projeto referente ao ciclo olímpico 2017/2020, com um marco importantíssimo no caminho, que é a Copa do Mundo – 2019. “Este é um momento de renovação e construção para que uma nova geração possa começar a se preparar para substituir a atual, que possui grandes jogadores, com valor internacionalmente reconhecido”, comentou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

Com as mudanças no formato das eliminatórias para Copa, haverá a oportunidade de dar a essa nova geração, espaço para ganhar experiência internacional em competições, como a Copa América (FIBA AmeriCup – 2017) e ‘Campeonato Sul-americano – 2018’, além dos torneios amistosos a serem disputados até 2019. “A esta nova comissão técnica e aos novos valores se juntarão profissionais experientes e atletas já tarimbados para a participação nas ‘janelas’ de jogos das eliminatórias, que começam em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2019, com o objetivo de obter a desejada classificação à Copa do Mundo da China”, acrescentou Guy.

O técnico interino será César Máximo Guidetti, do EC Pinheiros, com Bruno Savignani, do UniCEUB/BERB/Brasília, e Felipe Santana, da SE Palmeiras, como assistentes-técnicos. A meta da diretoria da Confederação brasileira é manter estes treinadores para sequência dos trabalhos dos selecionados nacionais (base e adulto), agregados a outros nomes que chegarão para compor o grupo de técnicos do naipe masculino.

Os demais integrantes desta comissão técnica são estes: Bruno Nicolaci Costa (preparador físico), Carlos Vicente Andreoli, Fabrício Naves e Rafael Jorge (médicos), Felipe Tadiello, Gabriel Peixoto e Bruno de Lima (fisioterapeutas), Paulo Henrique Silva (massagista), Fabricio Freire Rocha (analista de desempenho), Vinicius Alvarez (coordenador do departamento masculino) e Renato Lamas (gerente do departamento masculino).

“Estamos diante de uma grande oportunidade para realizarmos um trabalho de renovação digno do basquete brasileiro. A expectativa é que a Seleção Brasileira jogue com muita intensidade sem perder a organização e sempre deixando tudo de melhor que temos na quadra”, relatou Guidetti, de 47 anos (24 de janeiro de 1970), que é nascido em São Bernardo do Campo (SP) e comandou o EC Pinheiros nas últimas temporadas.

É com este espírito e objetivo que, com uma comissão técnica pontual, que a CBB dá o primeiro passo neste caminho, convocando uma seleção de novos para a participação na Copa América. “O projeto contempla várias etapas, que permitirão a nova geração de jogadores ganhar experiência internacional, trabalhar lado a lado com o mais experientes em determinados torneios, eventos e se preparar adequadamente para a Copa do Mundo (FIBA World Cup de 2019), a primeira etapa do ciclo olímpico e, que será fechado com os Jogos Olímpicos de 2020”, finalizou Guy Peixoto Jr.