Notícias

08/05/2017
CBB REALIZA PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA ‘CAÇA TALENTOS 3X3’

Foto: Divulgação/CBB
img
Participaram do evento 15 atletas
Rio de Janeiro. RJ - No último domingo, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou o primeiro encontro com atletas convidados para iniciar o plano de elaboração do projeto ‘Caça Talentos 3x3’. O projeto, de médio a longo prazo, tem a finalidade de identificar, treinar e desenvolver os futuros atletas das seleções nacionais 3x3. Após a realização de todas as etapas no Rio de Janeiro, será criada uma apostila que será disponibilizada para todas as Federações se basearem.

Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento 3x3 da CBB acredita que esse primeiro contato seja de extrema importância para estimular a prática da modalidade no Brasil.

“A intenção é passar para esses atletas o conhecimento geral do Basquete 3x3. Falar sobre as regras, contar a história da modalidade e como e quando ela começou. Entender as diferenças entre o 5x5 e o 3x3. O objetivo é que com isso eles criem um entusiasmo e façam realmente parte desse programa. Partindo desse critério, vamos trabalhando para que eles cheguem bem em 2020. A FIBA aposta nas grandes chances de se tornar uma modalidade olímpica, então vamos unir forças e trabalhar para isso”, destacou o coordenador.

O 'Caça Talentos 3x3' é organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e terá as próximas etapas realizadas ainda no mês de maio.

Confira todas as etapas do Programa ‘Caça Talentos 3x3’:

Primeira etapa
- Convites aos atletas;
- Passar aos atletas os objetivos do programa;
- Coletar informações individuais através de ficha de cadastro;
- Responder uma ficha de questionários;
- Realizar testes físicos e medidas.

Segunda Etapa
- Agendar data para treinamento dos atletas convidados e técnicos
- Registrar os atletas na plataforma 3x3 Planet (Ranking)

Terceira etapa
- Curso de arbitragem de Basquete 3x3 (Realização da Federação)
- Capacitar as federações para criar, gerenciar e promover eventos de basquete 3x3 homologados pela FIBA, dentro da plataforma digital Event Maker.

Quarta etapa
- Realização de torneios.