Notícias

16/11/2015
CBB E ESTÁCIO ASSINAM CONTRATO PARA ENSINO A DISTÂNCIA DA ENTB

Foto: Divulgação: Ana Colla
img
Com a assinatura do contrato entre CBB e Estácio será possível a partir do primeiro semestre de 2016
A previsão é que o primeiro módulo esteja disponível no primeiro semestre de 2016

Rio de Janeiro – A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) irá ganhar um novo impulso a partir do próximo ano. Com a assinatura do contrato entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Universidade Estácio de Sá, será possível a partir do primeiro semestre de 2016 a transmissão por Ensino a Distância (EAD) da nova plataforma da ENTB para os 26 estados e o Distrito Federal.

“O esporte tem muitos atributos que nos ensinam a viver em sociedade. E eu fiquei encantado quando ouvi a ideia partindo da CBB para que nos ajudássemos no desenvolvimento da Escola Nacional de Treinadores. E nesse momento você junta duas instituições que estão a fim de fazer. A CBB quer formar treinadores, a Estácio sabe como fazer. A CBB conhece os caminhos, sabe da parte técnica, tem profissionais capacitados e gabaritados. A Estácio sabe fazer a parte acadêmica e por ser uma Universidade pode certificar. A Estácio por estar presente em todo o Brasil pode cobrir o território nacional”, destacou o presidente da Estácio, Rogério Melzi.

“É uma parceria fundamental para o desenvolvimento da ENTB e dessa forma iremos alcançar simultaneamente os técnicos e profissionais de educação física dos 26 estados e do Distrito Federal. Será uma oportunidade única para o aprimoramento de conhecimento e a capacitação dos treinadores. Dessa forma, a CBB vai continuar fomentando ainda mais o basquete e a Estácio ensinando o esporte”, disse o presidente da CBB, Carlos Nunes.

A assinatura do contrato entre a CBB e a Estácio foi realizado, nesta segunda-feira (dia 16), no Cinema do Campus João Uchoa, no Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro, durante o Seminário “A Formação do Profissional de Educação Física e o Desenvolvimento do Basquete Nacional”.

“É um orgulho para a CBB essa parceria com uma das maiores instituições de ensino do Brasil que tem no seu DNA o esporte. A ENTB foi criada há seis anos pela CBB, mas tinha uma lacuna que é exatamente o que a Estácio vai poder nos proporcionar com a parte acadêmica. Nós temos certeza que essa junção de valores vai trazer a médio e longo prazo um importante crescimento para a modalidade”, explicou o Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini.

“É uma nova possibilidade que se abre para a formação e preparação dos treinadores brasileiros nos diversos estados do país. Com a transmissão por Ensino a Distância será possível injetar novos conhecimentos para que esses profissionais fiquem mais capacitados e possam transmitir os conceitos para seus alunos e jogadores. É importante frisar que o esporte é o verdadeiro agente de educação”, ressaltou o técnico da Seleção Brasileira Masculina, Rubén Magnano.

Também estiveram presentes ao evento, o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral; o Diretor Institucional da CBB, José Medalha; a Diretora de Responsabilidade Social e Parcerias do Grupo Estácio, Cláudia Romano; o Líder de Competição de Basquetebol da Rio 2016, Paulinho Villas Boas; o técnico do Flamengo, José Alves Neto; o técnico Marco Aurélio Pegolo “Chuí”, representando a Associação Nacional de Treinadores de Basquete; o professor de Educação Física da Estácio e comentarista do SPORTV, Byra Bello.

Confira as fotos: Clique aqui.

Sobre a ENTB

A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em três níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O nível dois é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o três é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível.