Notícias

24/10/2013
FEDERAÇÃO BAHIANA REALIZA CLÍNICA DE CAPACITAÇÃO

Foto: Divulgação/FBB
img
Salvador, BA – Começa nesta sexta-feira (dia 25) e vai até domingo (27) a Clínica de Capacitação do Projeto Basquete de Alto Rendimento ministrada por profissionais do Clube Pinheiros (SP) e pelo técnico da Seleção Brasileira de base, André Germano. O evento será realizado no ginásio do Sesc Aquidabã, em Salvador (BA), e é organizado pela Federação Bahiana de Basketball, com o apoio da Sudesb, Asbradec e Governo do Estado da Bahia.

Para Roberto José Fernandes, o Betinho, presidente da Federação Bahiana (FBB), o objetivo da Clínica é capacitar os profissionais que trabalham na área do basquete, além de ser um momento importante para a modalidade no estado.

“Convidamos profissionais capacitados e que estão envolvidos diretamente com os elementos do nosso esporte. Queremos começar um trabalho com jogadores de alto rendimento. O técnico André Germano vai compor esse quadro trazendo sua experiência para compartilhar com os nossos profissionais. É um momento importante para o basquete baiano”, destacou o dirigente.

De acordo com o Diretor de Assuntos Institucionais da Asbradec, José Lopes, a Clínica é parte integrante do projeto “Basquete de Alto Rendimento da Bahia” que visa, entre outros, promover a modalidade no estado. Além dela, outras duas devem ser realizadas em breve, mas as datas ainda não foram definidas.

“Como primeira clínica, optamos por trazer profissionais renomados que trabalham em um dos melhores clubes do país na formação de atletas olímpicos e na seleção brasileira. A ideia é que eles passem um pouco de sua experiência para os nossos técnicos porque no mês de novembro realizaremos clínicas nas cidades de Senhor do Bonfim, Feira de Santana e Eunápolis para multiplicarmos nossos técnicos do interior da Bahia”, explicou Lopes.

A Clínica será aberta ao público, às 15h de Brasília, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e contará com as palestras dos técnicos que atuam nas áreas de preparação física, psicologia do esporte, fisioterapia e metodologia no CIAA do clube paulista Pinheiros. Os interessados devem se inscrever no telefone (71) 3797.4281 ou pelo e-mail asbradec@asbradec.org.

Confira a programação:

Sexta-feira (dia 25)

Auditório FTC (Paralela)
15h00: Recepção e Apresentação do Projeto Basquete de Alto Rendimento da Bahia, Presidente da FBB e Diretor da Asbradec.
15h30: “Modelo de Centro de Treinamento para Formação de Atletas”, caso CIAA (Centro Integrado de Apoio ao Atleta) do E.C. Pinheiros.
Palestrante: Murilo Drago, Supervisor Técnico do CIAA.
16h30: “Intervenção da Fisioterapia no Esporte”
Palestrante: Tiago Campos (CIAA)
17h30: “Intervenção da Psicologia no Esporte”
Palestrante: Dra. Carla Ide (CIAA)

Sábado (dia 26)

Auditório do Sesc Aquidabã e Ginásio de Esportes
10h00: “Meios e métodos da Psicologia aplicados ao Esporte”,
Palestrante: Carla Ide (CIAA)
11h00: “Meios e métodos da Fisioterapia aplicados no Basquetebol”
Palestrante: Tiago Campos (CIAA)
12h00: Coffe Break
12h30: “Preparação Física aplicada ao Basquetebol (Teoria)”
Palestrante: Murilo Drago e Gustavo Drago (CIAA)
14h00: Almoço
16h30 às 19h: “Preparação Física aplicada ao Basquetebol (Prática)”
Palestrante: Murilo Drago e Gustavo Drago (CIAA)

Domingo (dia 27)

Auditório do Sesc Aquidabã e Ginásio de Esportes
Clínica com André Germano, técnico das Seleções de Base da CBB.
10h00 às 11h30: Condução de equipe ( Auditório)
11h45 às 13h15: Desenvolvimento dos fundamentos ofensivos (ginásio)
13h15 às 15h: Almoço
15h00 às 16h45: Conceitos ofensivos (ginásio)
17h00 às 19h00: Fundamentos defensivos (ginásio)
19h00: Encerramento