Notícias

12/06/2013
SEIS EQUIPES DISPUTAM O TÍTULO DO TORNEIO CARIOCA

Foto: Divulgação
img
Equipe do Macaé, que irá participar da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB)
Rio de Janeiro, RJ – Com a participação de seis equipes, Macaé Basquete, Botafogo, Flamengo, UFRJ, Tijuca e PM Queimados, está sendo disputado 4º Torneio Carioca Adulto de Basquete, competição realizada pela Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro (FBERJ). A competição que teve início no dia 3 de junho e vai até o mês de agosto, conta com três dos quatro clubes do Rio que irão participar da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB).

O presidente da Federação, Álvaro Lionides Almeida, destaca a importância da realização do torneio.

“O Cariocão é um evento muito importante para a nossa cidade, pois é uma competição que usamos para analisar as equipes que podem vir a fazer parte da Copa Brasil Sudeste. Este ano, temos a participação de dois grandes clubes de futebol do Rio, Flamengo e Botafogo, o que ajuda a desenvolver a modalidade na região. Além disso, os times que ainda não são filiados tem a oportunidade de jogar um basquete no nível de um torneio estadual”, comentou o dirigente.

Álvaro destaca ainda a homenagem que será feita ao ex-técnico Ary Vidal, falecido no dia 28 de janeiro. “Todo ano nós nomeamos o troféu desse torneio com o nome de uma figura importante no basquete. Este ano, o vencedor do Cariocão irá receber a taça que terá o nome do nosso grande Ary Vidal”, finalizou.

Os times classificados para o NBB 2013/14, Macaé e Tijuca, se enfrentam nesta quarta-feira (dia 12), às 19h30 de Brasília, no ginásio do Tênis Clube, o “Juquinha”, em Macaé. A entrada é gratuita.

Forma de disputa

O Torneio será disputado em três fases. Na de classificação, todos os participantes jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificam para a semifinal (melhor de três), nos seguintes cruzamentos: 1º x 4º e 2º x 3º. Os ganhadores decidem o título também numa melhor de três. Nos playoffs semifinal e final, a primeira partida será no ginásio do melhor colocado, a segunda na do pior e a terceira, se necessária, novamente no ginásio do melhor colocado.