Notícias

15/10/2012
BASQUETE DO FUTURO COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS

img
Rio de Janeiro – Os núcleos do Projeto Basquete do Futuro Eletrobras comemoraram, na última sexta-feira (12), o Dia do Basquete Nacional e o Dia das Crianças. Os festivais do Conexão Basquete Brasil, que tem como objetivo reunir alunos, professores e convidados, equilibrando esporte, educação e cultura, foram realizados em três cidades do Brasil.

O ginásio da CTI, em Taubaté (SP), contou com a presença de 100 crianças. Para o coordenador do núcleo, Fernando Vale, o principal objetivo é garantir qualidade esportiva aos jovens que estiveram presentes no mini-torneio.

“O ponto positivo do projeto é saber que esse núcleo está unido. Com isso, vamos consolidando o esporte na vida dessa criançada. O Basquete do Futuro é importante para a cidade porque é a única modalidade que tem disponível uma escolinha de inclusão social. Aproveitamos também para aplicar fundamentos técnicos aos jovens atletas, ou seja, um aprendizado com qualidade”, explicou Fernando.

Na Bahia, o Festival foi realizado no SESC Aquidabã, em Salvador. e contou com a participação de 150 crianças. “É muito importante realizar esse evento porque é uma festa de integração do esporte. Esse ano tivemos também apresentação de dança e sorteio de brindes”, disse o presidente da Federação Bahiana, Roberto José Fernandes.

Em Roraima, a comemoração foi realizada na Escola Estadual Penha Brasil, na capital Boa Vista, e reuniu crianças de 12 e 13 anos.

Esta foi a quinta edição do Conexão Basquete Brasil. Desde a criação do Projeto Basquete do Futuro Eletrobras, em 2005, já foram realizados nove festivais em seis estados e no Distrito Federal.

O PROJETO
O Basquete do Futuro Eletrobras é um programa de iniciação ao basquete que atende a meninos e meninas entre 9 e 17 anos. Com o patrocínio da Eletrobras e apoio das Federações filiadas, o projeto foi implantado no segundo semestre de 2005 pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Os professores do Basquete do Futuro Eletrobras são educadores e estão preparados para mostrar aos jovens o verdadeiro sentido das palavras esporte e educação.

“O objetivo principal é aproximar os núcleos do Basquete do Futuro Eletrobras em suas regiões, além de propiciar a troca de experiência, divertimento e inclusão social. Outra meta do projeto é popularizar a comemoração do Dia do Basquete Nacional”, explicou o coordenador do departamento de desenvolvimento e promoção, Francisco de Oliveira.